Pesquisa museológica: uma ferramenta para a produção de conhecimento científico e educativo - um estudo de caso no Acervo Museológico dos Laboratórios de Ensino de Física da UFRGS

Autores

  • Ana Carolina Gelmini de Faria
  • Kimberly Terrany Alves Pires

Palavras-chave:

Pesquisa Museológica, Coleção Universitária, Instituto de Física, Acervo Museológico dos Laboratórios de Ensino de Física, Interfefômetro de Michelson e Fabry-Perot.

Resumo

O trabalho apresenta, a partir da pesquisa museológica, a possibilidade de construir conhecimento a partir da cultura material, considerando-os testemunhos da trajetória da sociedade. A partir dessa premissa o Curso de Museologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por meio de uma atividade de ensino, propõe a pesquisa de patrimônios culturais preservados pela UFRGS pouco ou nunca pesquisados. O estudo contempla o Acervo Museológico dos Laboratórios de Ensino de Física (AMLEF), vinculado ao Instituto de Física (IF) da UFRGS e apresenta o itinerário de uma pesquisa museológica e seus resultados a partir de um objeto: o Interfefômetro de Michelson e Fabry-Perot. Concluise que a pesquisa museológica é um exercício imprescindível para transformar o objeto em museália, promovendo a difusão do conhecimento técnico-científico por meio da cultura material.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-03-03

Como Citar

Gelmini de Faria, A. C., & Alves Pires, K. T. (2020). Pesquisa museológica: uma ferramenta para a produção de conhecimento científico e educativo - um estudo de caso no Acervo Museológico dos Laboratórios de Ensino de Física da UFRGS. Museologia E Patrimônio, 13(1), 216–233. Recuperado de http://novarevista.mast.br/index.php/ppgpmus/article/view/798

Edição

Seção

Artigos/Articles