A dinâmica da educação e do patrimônio em Ouro Preto: o caso da oficina “Abrigo de Memórias" como meio de diversidade

Autores

  • Raquel Salazar
  • Lia Sipaúba Brusadin
  • Leandro Benedini Brusadin

Palavras-chave:

Educação. Patrimônio. Oficina “Abrigo de Memórias”. Ouro Preto.

Resumo

O processo educacional deve estar vinculado às ações do patrimônio para sua compreensão crítica, visando a inserção social. O artigo é fruto de uma pesquisa teórico-prática feita por meio de um exercício interdisciplinar entre os campos da educação e do patrimônio. O objetivo foi analisar a relação dinâmica entre esses setores partindo da experiência da oficina “Abrigo de Memórias” do IPHAN e realizada na cidade tombada de Ouro Preto (MG). A metodologia utilizada foi baseada no método participativo da pesquisa-intervenção na realização da oficina “Abrigo de Memórias”, com alunos de uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental. A experiência compartilhada entre a pesquisa científica e sua práxis social possibilitou compreender que a pluralidade de espaços e as vivencias dos participantes podem compor estratégias eficientes na articulação entre a educação e o patrimônio. Conclui-se que a oficina proporcionou trocas afetivas entre os envolvidos na prática, contribuindo para a compreensão da diversidade cultural na construção da relação educação e patrimônio.

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Publicado

2020-08-29

Como Citar

Salazar, R., Brusadin, L. S., & Brusadin, L. B. (2020). A dinâmica da educação e do patrimônio em Ouro Preto: o caso da oficina “Abrigo de Memórias" como meio de diversidade. Museologia E Patrimônio, 13(2), 185–202. Recuperado de http://novarevista.mast.br/index.php/ppgpmus/article/view/811

Edição

Seção

Artigos/Articles