Museus, experiências urbanas e produção de conhecimentos histórico-educacionais

Autores

  • Nara Rúbia de Carvalho Cunha
  • Cyntia Simioni França
  • Alexandre Augusto de Oliveira

Palavras-chave:

museus. experiências urbanas. produção de conhecimentos histórico-educacionais.

Resumo

Neste artigo nos propomos a refletir sobre o potencial educativo dos museus para a produção de conhecimentos histórico-educacionais, abordando a incorporação das experiências vividas, em especial aquelas edificadas em diálogo com o espaço urbano, e o respeito à inteireza dos sujeitos da educação, isto é, assumindo suas dimensões racionais e sensíveis. Nesse sentido, colocam-se em relevo três trabalhos realizados em diferentes cidades brasileiras, mediados ou coordenados por professores de História, que atuam na educação básica, educação superior e em museus. As ações desenvolvidas são apresentadas e analisadas no bojo de discussões sobre a educação na interface com museus, enfatizando a relação dialógica entre sujeito (individual e coletivo) e objeto, este último inserido em um contexto mais amplo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-04-24

Como Citar

Cunha, N. R. de C., França, C. S., & Oliveira, A. A. de. (2019). Museus, experiências urbanas e produção de conhecimentos histórico-educacionais. Museologia E Patrimônio, 12(2), 236–254. Recuperado de http://novarevista.mast.br/index.php/ppgpmus/article/view/745

Edição

Seção

Relatos de Experiência/Experience Report