A trajetória político-pedagógica na primeira década do Curso de Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina:

reflexões e perspectivas

Autores

  • Thainá Castro Costa Figueiredo Lopes UFSC
  • Renata Cardozo Padilha UFSC

DOI:

https://doi.org/10.52192/1984-3917.2022v15n2p240-253%20

Resumo

Com pouco mais de uma década, o curso de Museologia da UFSC foi criado no âmbito do departamento de Antropologia no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) tendo como pano de fundo de seu surgimento a implantação dos projetos REUNI, bem como a expansão da Política Nacional de Museus, suprindo assim, juntamente com outros cursos, a demanda de formação superior especializada do Sul do Brasil, especificamente em Santa Catarina. Este artigo tem como objetivo geral apresentar o curso de bacharelado em Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) pela perspectiva do ensino, pesquisa e extensão. Destaca-se o compromisso ético, responsabilidade social, ações humanizadas e democráticas, entre a relação docentes, técnicas e estudantes. Em suma, o ainda jovem curso já reflete uma formação teórico-prático atenta às necessidades socioculturais do campo museológico e dos futuros profissionais de Museologia.

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Publicado

2025-03-03

Como Citar

Lopes, T. C. C. F. ., & Padilha, R. C. (2025). A trajetória político-pedagógica na primeira década do Curso de Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina: : reflexões e perspectivas. Museologia E Patrimônio, 15(2), 240–253. https://doi.org/10.52192/1984-3917.2022v15n2p240-253

Edição

Seção

Dossiê