Conhecer a pátria é um dever:

os museus como dispositivos de divulgação dos Cs. Natureza em Parques Nacionais (meados do século 20)

Authors

  • Giulietta Piantoni IIDYPCA-UNRN-CONICET / UNCO

DOI:

https://doi.org/10.52192/1984-3917.2023v16n2p102-129

Abstract

A atual Administração de Parques Nacionais, criada em 1934, incluiu em seu organograma diversas instituições, entre museus e publicações, para a difusão do conhecimento nas áreas protegidas sob sua jurisdição. O lema dos Parques Nacionais “Conhecer a Pátria é um Dever” acompanhou um variado conjunto de materiais publicados com o objetivo de promover o turismo e tornar estes espaços atrativos para os visitantes. Esses dispositivos combinaram rapidamente a referida promoção turística com a divulgação científica. A partir de perspectivas renovadas que permitam pensar esse objeto de estudo e as estratégias que foram mobilizadas para fazer e comunicar ciência, entendendo o Estado como produtor de conhecimento para além das academias e como educador para além das escolas, este texto pretende analisar o patrimônio educacional das ciências naturais dentro dos Parques Nacionais em meados do século XX, por meio de diversos dispositivos em seus museus.

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Published

2025-03-02

How to Cite

Piantoni, G. (2025). Conhecer a pátria é um dever: : os museus como dispositivos de divulgação dos Cs. Natureza em Parques Nacionais (meados do século 20). Museologia E Patrimônio, 16(2), 102–129. https://doi.org/10.52192/1984-3917.2023v16n2p102-129

Issue

Section

Dossiê