Uso de hashtags do MuseumWeek em 2022-2023 no serviço de rede social Online X

Autores

  • Enne Rebeca Silva de Freitas
  • Fernando de Assis Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.52192/1984-3917.2024v17n1p256-270%20

Resumo

A pesquisa objetiva coletar e analisar dados do uso de hashtags sobre o MuseumWeek nos Serviços de Redes Sociais Online. Trata-se de uma pesquisa com abordagem quali-quantitativa, de caráter descritivo, com procedimento metodológico ancorado em um estudo de caso, com abordagem altimétrica, aplicando uma análise estatística descritiva. O universo da pesquisa é o evento MuseumWeek nos Serviços de Redes Sociais Online, com amostra delimitada às publicações e às hashtags utilizadas nos anos de 2022 e 2023 no X (antigo Twitter). Os resultados apontaram crescimento de publicações sobre o evento, porém com indicativos de que o aumento foi impacto de poucas instituições da amostra. Observou-se uma distribuição equilibrada no uso das hashtags do ano de 2022 e maior incidência do uso das hashtags #MeioAmbienteMW e #Web3MW para o ano de 2023. Também se observa que as hashtags veiculadas no primeiro dia de cada ano (#InovacaoMW - 2022 e #MeioAmbienteMW – 2023) possuem maior engajamento do que as veiculadas nos demais dias. Conclui-se que os Serviços Redes Sociais Online e o MuseumWeek são componentes importantes na divulgação científica contemporânea, porém há uma necessidade de coleta de dados constante para a formação de uma série histórica, pois os Serviços Redes Sociais Online não estão permitindo a coleta de dados de anos anteriores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Enne Rebeca Silva de Freitas

Doutora em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ- ECO ) em 2015. Mestre em Ciência da Informação, desde 2009, pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em convênio com a Universidade Federal Fluminense (UFF) e Graduada em Letras (Português e Francês) pela Universidade Federal do Pará(UFPA).Trabalha no Museu Paraense Emílio Goeldi desde 2003 . Tem experiência na área de Documentação , com ênfase em acervo científico. Foi membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação - ANCIB , de 2012 a 2014, como representante discente. Atuou como revisora da revista Tendências da Ciência da Informação , entre junho de 2013 e junho de 2014. Foi Curadora da Coleção Etnográfica do Museu Paraense Emílio Goeldi em 2009 e 2010. Vice-Coordenadora do Grupo de Trabalho Museu, Patrimônio e Informação (GT9) da Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Ciência da Informação (ANCIB). Docente da UFPA.

Fernando de Assis Rodrigues

Universidade Federal do Pará

Downloads

Publicado

2024-11-20

Como Citar

Rebeca Silva de Freitas , E., & de Assis Rodrigues, F. (2024). Uso de hashtags do MuseumWeek em 2022-2023 no serviço de rede social Online X. Museologia E Patrimônio, 17(1), 256–270. https://doi.org/10.52192/1984-3917.2024v17n1p256-270

Edição

Seção

Relatos de Experiência/Experience Report