Uso de hashtags do MuseumWeek em 2022-2023 no serviço de rede social Online X
DOI:
https://doi.org/10.52192/1984-3917.2024v17n1p256-270%20Resumo
A pesquisa objetiva coletar e analisar dados do uso de hashtags sobre o MuseumWeek nos Serviços de Redes Sociais Online. Trata-se de uma pesquisa com abordagem quali-quantitativa, de caráter descritivo, com procedimento metodológico ancorado em um estudo de caso, com abordagem altimétrica, aplicando uma análise estatística descritiva. O universo da pesquisa é o evento MuseumWeek nos Serviços de Redes Sociais Online, com amostra delimitada às publicações e às hashtags utilizadas nos anos de 2022 e 2023 no X (antigo Twitter). Os resultados apontaram crescimento de publicações sobre o evento, porém com indicativos de que o aumento foi impacto de poucas instituições da amostra. Observou-se uma distribuição equilibrada no uso das hashtags do ano de 2022 e maior incidência do uso das hashtags #MeioAmbienteMW e #Web3MW para o ano de 2023. Também se observa que as hashtags veiculadas no primeiro dia de cada ano (#InovacaoMW - 2022 e #MeioAmbienteMW – 2023) possuem maior engajamento do que as veiculadas nos demais dias. Conclui-se que os Serviços Redes Sociais Online e o MuseumWeek são componentes importantes na divulgação científica contemporânea, porém há uma necessidade de coleta de dados constante para a formação de uma série histórica, pois os Serviços Redes Sociais Online não estão permitindo a coleta de dados de anos anteriores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o trabalho de minha autoria enviado à revista Museologia e Patrimônio respeita a legislação vigente sobre direitos autorais, arcando com toda responsabilidade quanto ao descumprimento da referida lei.
E autorizo a publicação de meu trabalho, acatando as políticas e normas editoriais da revista Museologia e Patrimônio .