Nas linhas da mão: teatro de bonecos e economia simbólica das culturas populares no campo museal de Sergipe

Autores

  • Clovis Carvalho Britto
  • Jean Costa Souza

Palavras-chave:

Museologia, Mamulengo, Musealização, Cultura popular, Sergipe.

Resumo

O artigo investiga alguns dos itinerários que configuram a economia do simbólico das culturas populares no campo museal de Sergipe a partir da análise de estratégias de musealização do teatro de bonecos “Mamulengo de Cheiroso”. Destaca os agenciamentos em prol de uma determinada vertente de leitura das culturas populares e da invenção da sergipanidade por meio da operacionalização de uma política da memória e das formas de mobilização dos sentidos nas instâncias de produção e circulação cultural ao fabricar e consagrar a autoridade da criação via exposições museológicas. Para tanto, investiga como as exposições sobre o teatro de bonecos se transformaram em legado, nos moldes apresentados por Luciana Heymann, e estratégia de produção de crenças no mercado de bens simbólicos, conforme o entendimento de Pierre Bourdieu, ao reatualizar e ritualizar versões sobre o popular na constante reinvenção do “Mamulengo de Cheiroso”.

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Publicado

2017-03-30

Como Citar

Britto, C. C., & Souza, J. C. (2017). Nas linhas da mão: teatro de bonecos e economia simbólica das culturas populares no campo museal de Sergipe. Museologia E Patrimônio, 10(2), 183–204. Recuperado de http://novarevista.mast.br/index.php/ppgpmus/article/view/596

Edição

Seção

Artigos/Articles