Uma discussão acerca da presença de museus na internet: novos desafios da comunicação museológica na era das redes sociais
Resumo
O que é, afinal, um museu virtual? Neste trabalho voltamos a esta questão atual na museologia e investigamos as possibilidades da virtualização (enquanto fluxo de informação na contínua busca da atualização) no contexto contemporâneo, onde as pessoas interagem digitalmente através das redes sociais e indexam o conteúdo utilizando palavras-chave chamadas de hashtags. O compartilhamento popular e espontâneo de experiências museológicas, principalmente através de imagens, está modificando também o comportamento dos visitantes nas instalações físicas dos museus. Neste contexto, discutimos as possíveis ferramentas de avaliação de público nas plataformas digitais e a eventual necessidade de revisitar resultados estabelecidos sobre o comportamento do público em museus clássicos. Além disso, apontamos a possibilidade de que museus virtuais possam surgir espontaneamente, como consequência de projetos para disponibilização pública de informações. Como exemplo, é estudado o caso do Observatório Virtual, iniciativa da comunidade astronômica internacional para o compartilhamento de ferramentas e imagens obtidas por telescópios em diferentes faixas de energia. Propomos que o OV pode ser visto como sendo um museu virtual, sugestivamente o “Museu do Universo Observável”.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-02-20
Como Citar
Dominici, T. P. (2015). Uma discussão acerca da presença de museus na internet: novos desafios da comunicação museológica na era das redes sociais. Museologia E Patrimônio, 7(2), 60–84. Recuperado de http://novarevista.mast.br/index.php/ppgpmus/article/view/350
Edição
Seção
Artigos/Articles
Licença
Declaro que o trabalho de minha autoria enviado à revista Museologia e Patrimônio respeita a legislação vigente sobre direitos autorais, arcando com toda responsabilidade quanto ao descumprimento da referida lei.
E autorizo a publicação de meu trabalho, acatando as políticas e normas editoriais da revista Museologia e Patrimônio .