Educação patrimonial e cidade-museu – a experiência de Mérida na Espanha
Resumo
Mérida, situada na região de Estremadura, Espanha, foi alçada à categoria de Patrimônio Mundial pela Unesco em 1993. Este artigo trata do caso dessa cidade-monumento que, atualmente, tem como uma de suas principais atividades o turismo. Uma das características de Mérida é a convivência entre o seu passado, representado pelo conjunto arqueológico, e as urgências da contemporaneidade urbana, da qual podem ser destacadas as pressões relativas ao crescimento da cidade. Em uma das pontas dessa complexa relação entre esses dois elementos, encontram-se os investimentos voltados para a preservação da história local e de seus monumentos e sítios arqueológicos, e, de outro, especialmente face ao fluxo turístico à cidade, as ações e políticas em prol da educação e preservação patrimonial, com vistas à geração de renda mediante o investimento em turismo não predatório.Downloads
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Publicado
2014-09-30
Como Citar
Bastos, A. C. G. (2014). Educação patrimonial e cidade-museu – a experiência de Mérida na Espanha. Museologia E Patrimônio, 7(1), 281–298. Recuperado de http://novarevista.mast.br/index.php/ppgpmus/article/view/340
Edição
Seção
Dossiê
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