Articulações entre educação e museologia e suas contribuições para o desenvolvimento do ser humano
Resumo
O presente texto aborda a relação existente entre educação e Museologia, evidenciando aspectos referentes ao caráter educativo dos museus e patrimônios que ganharam espaço na realidade museológica nos últimos tempos. Este crescente interesse pode ser percebido no incremento de ações educativas nas instituições museológicas, na implantação de áreas educativas em museus, no aumento do número de profissionais educadores de museus qualificados, e ainda na ampliação da produção acadêmica voltada ao diálogo entre a Museologia e a educação. Reflete ainda sobre as mudanças conceituais ligadas ao termo educação que levaram à organização de campos educacionais conhecidos como educação formal, educação não-formal e educação informal; além de apresentar a perspectiva do museu como espaço de educação não-formal, que privilegia o processo de desenvolvimento ao longo da vida. Discute a função educativa dos museus que desde o século XVIII é usada para validar a utilidade social das instituições museológicas, e que na prática assume diferentes vieses. Defende o potencial educativo presente nas diferentes funções museológicas [preservação, comunicação, pesquisa] e a importância de se perceber o museu como um todo, como um espaço - genuinamente - educativo. Por fim, fala da contribuição da ação educativa como instrumento que qualifica a relação do indivíduo com o patrimônio cultural preservado, e apresenta diferentes perspectivas que auxiliam no processo de desenvolvimento do ser humano: consciência histórica e noção de temporalidade, diálogo, criticidade, noção de pertencimento, identidade e diversidade cultural.Downloads
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Como Citar
Ramos Figurelli, G. (2012). Articulações entre educação e museologia e suas contribuições para o desenvolvimento do ser humano. Museologia E Patrimônio, 4(2), 111–130. Recuperado de http://novarevista.mast.br/index.php/ppgpmus/article/view/208
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Artigos/Articles
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