Conhecer para contar:

o público de museus de ciência do Rio de Janeiro

Autores

  • Sibele Cazelli Museu de Astronomia e Ciências Afins / MCTI
  • Mônica Santos Dahmouche Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância
  • Sonia Mano Museu da Vida / Casa de Oswaldo Cruz / Fundação Oswaldo Cruz
  • Andrea Fernandes Costa Museu Nacional / Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Isabel Gomes Pontefícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • José Sergio Damico Museu da Vida / Casa de Oswaldo Cruz / Fundação Oswaldo Cruz

DOI:

https://doi.org/10.52192/1984-3917.2022v15n2p379-408%20

Resumo

Uma das funções do Observatório de Museus e Centros de Ciência e Tecnologia - OMCC&T é o acompanhamento sistemático da visitação aos museus parceiros: conhecer para contar. Neste estudo, apresentamos a análise dos dados coletados em dez instituições de ciência e tecnologia da região metropolitana do Rio de Janeiro, na perspectiva da visitação a estes espaços como prática de lazer cultural. As informações, obtidas em 4.606 questionários voluntariamente autorrespondidos, registram o perfil sociocultural e a opinião do público de visitação espontânea, com mais de 15 anos. Foi criado um indicador que revela a relação de cada museu com a população de sua vizinhança. Os visitantes de primeira vez são a maioria dos entrevistados, que ficaram sabendo do espaço principalmente por recomendação de amigos. Conhecer o museu é o que os motiva para a visita, que pode levar de alguns meses a mais de dois anos para se efetivar. A ida aos museus estudados, como atividade de lazer, ocorre em grupos de duas a cinco pessoas, caracterizando uma prática de alta sociabilidade. Identificamos que os entrevistados com maior escolaridade e renda são frequentadores mais assíduos. O principal dificultador da visita é a falta de divulgação. O boca a boca é a forma de comunicação mais eficiente dentre as fontes de informação sobre a existência dos museus investigados, embora o espaço virtual venha ganhando protagonismo neste papel.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sibele Cazelli, Museu de Astronomia e Ciências Afins / MCTI

Doutora em educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Pesquisadora da Coordenação de Educação e Popularização da Ciência (Museu de Astronomia e Ciências Afins/MCTI) e do Observatório de Museus e Centros de Ciência & Tecnologia (OMCC&T). https://orcid.org/0000-0003-3925-7797

Mônica Santos Dahmouche, Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância

Doutora em física pela Universidade de São Paulo (USP), com ênfase em Física Atômica. Professora da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj). Diretora científica do Museu Ciência e Vida. Docente do Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). Pesquisadora do Observatório de Museus e Centros de Ciência & Tecnologia (OMCC&T). https://orcid.org/0000-0003-0802-7534

Sonia Mano, Museu da Vida / Casa de Oswaldo Cruz / Fundação Oswaldo Cruz

Doutora em ciências pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Docente do Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). Pesquisadora do Núcleo de Estudos de Público e Avaliação em Museus (Museu da Vida/COC/Fundação Oswaldo Cruz) e do Observatório de Museus e Centros de Ciência & Tecnologia (OMCC&T). https://orcid.org/0000-0001-7341-3349

Andrea Fernandes Costa, Museu Nacional / Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Educadora na Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional (MN-UFRJ). Docente no Departamento de Estudos e Processos Museológicos da Escola de Museologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Pesquisadora do Observatório de Museus e Centros de Ciência & Tecnologia (OMCC&T). https://orcid.org/0000-0002-0351-5507

Isabel Gomes, Pontefícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Mestre em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Uni-Rio). Integrante do Grupo de estudo e pesquisa em Educação, Museu, Cultura e Infância (GEPEMCI) do Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Integrante do Grupo de pesquisa Educação Museal: conceitos, história e políticas (GPEM) do diretório do Ibram no CNPq e Pesquisadora do Observatório de Museus e Centros de Ciência e Tecnologia (OMCC&T), representando o Espaço Ciência Viva (ECV).

José Sergio Damico, Museu da Vida / Casa de Oswaldo Cruz / Fundação Oswaldo Cruz

Mestre em saúde pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz). Pesquisador do Núcleo de Estudos de Público e Avaliação em Museus (Museu da Vida/COC/Fiocruz). Pesquisador do Observatório de Museus e Centros de Ciência & Tecnologia (OMCC&T). https://orcid.org/0000-0002-5853-9020

Downloads

Publicado

2025-03-03

Como Citar

Cazelli, S. ., Dahmouche, M. S., Mano, S., Costa, A. F., Gomes, I., & Damico, J. S. (2025). Conhecer para contar: : o público de museus de ciência do Rio de Janeiro. Museologia E Patrimônio, 15(2), 379–408. https://doi.org/10.52192/1984-3917.2022v15n2p379-408

Edição

Seção

Artigos/Articles