Valoração como ferramenta para gestão e conservação de coleções museológicas

Autores

  • Maria Karla Belo da S. Tavares Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz)
  • Carla Maria Coelh Teixeira Casa de Oswaldo Cruz (Fiocruz)
  • Marcos José de Araújo Pinheiro Casa de Oswaldo Cruz (Fiocruz)

DOI:

https://doi.org/10.52192/1984-3917.2022v15n2p321-348

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar um estudo sobre a valoração de coleções museológicas, a discussão teórica sobre a atribuição de valor e demonstrar sua contribuição para a gestão do patrimônio cultural. Neste sentido, foi realizada a pesquisa sobre a valoração de coleções entendida no contexto da metodologia de gestão de riscos para o patrimônio cultural. Evidencia um esforço para uma maior popularização desta metodologia entre os profissionais da área e interessados, propiciando subsídios para a gestão das coleções centrada nos seus múltiplos valores. Tendo como objetivo final introduzir um critério mais eficaz para subsidiar os processos decisórios relacionados à definição de prioridades para os acervos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Karla Belo da S. Tavares, Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Mestre em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde (COC/FIOCRUZ) e Museóloga (UNIRIO). Atualmente é Curadora Adjunta da Coleção da Seção de Anatomia Patológica do Museu da Patologia do Instituto Oswaldo Cruz. Possui experiência na área de Preservação do patrimônio cultural, com ênfase em conservação preventiva e gestão de riscos.

Carla Maria Coelh Teixeira, Casa de Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU/UFF). Possui graduação pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é Assistente Técnica da Vice-diretoria de Patrimônio Cultural e Divulgação científica da Casa de Oswaldo Cruz/ Fiocruz e coordenadora do Grupo de Trabalho de conservação preventiva e gestão de riscos.

Marcos José de Araújo Pinheiro, Casa de Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Doutor e Mestre em Ciências em Engenharia de Produção - COPPE/ UFRJ. Diretor da Casa de Oswaldo Cruz (COC/ Fiocruz), coordena o Preservo - Complexo de Preservação da Fiocruz. Professor do Mestrado Profissional em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde/ COC/Fiocruz, é colíder do Grupo de Pesquisa do CNPq "Saúde e Cidade: arquitetura, urbanismo e patrimônio cultural.

Downloads

Publicado

2025-03-03

Como Citar

Tavares, M. K. B. da S., Teixeira, C. M. C., & Pinheiro, M. J. de A. (2025). Valoração como ferramenta para gestão e conservação de coleções museológicas. Museologia E Patrimônio, 15(2), 321–348. https://doi.org/10.52192/1984-3917.2022v15n2p321-348

Edição

Seção

Artigos/Articles