Percursos formativos da Museologia na Amazônia

Autores

  • Carmen Lúcia Souza da Silva UFPA

DOI:

https://doi.org/10.52192/1984-3917.2022v15n2p272-288

Resumo

Com o objetivo de celebrar os 90 anos da formação em Museologia no Brasil, o artigo apresenta, com ênfase no contexto da Amazônia paraense, os percursos formativos que contribuíram para o campo dos estudos da Museologia no país, iniciando no século XIX. Traça esta trajetória por meio da análise de discursividades e práticas constitutivas de um ideal de museu e de sua importância, envolto em ações de ensino e pesquisa, ainda na sociedade brasileira oitocentista. Prossegue visitando os principais marcos que iriam, no final da primeira década do século XXI, resultar na criação do primeiro curso de bacharelado em Museologia do Norte do país, vinculado à Universidade Federal do Pará (UFPA), em meio à expansão das instituições de ensino superior brasileiras e à inserção de uma política nacional de valorização da cultura e do patrimônio. Conclui-se demonstrando caminhos atuais trilhados pela Museologia na região.

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Biografia do Autor

Carmen Lúcia Souza da Silva, UFPA

Doutora em Ciências da Comunicação pela Unisinos (RS). Professora do curso de bacharelado em Museologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Patrimônio da Universidade Federal do Pará (UFPA). Email: carmensilva@ufpa.br.

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Publicado

2025-03-03

Como Citar

Silva, C. L. S. da. (2025). Percursos formativos da Museologia na Amazônia. Museologia E Patrimônio, 15(2), 272–288. https://doi.org/10.52192/1984-3917.2022v15n2p272-288

Edição

Seção

Dossiê