Curso de Museologia da UFPel:

uma memória em trajeto persistente

Autores/as

  • Daniel Maurício Viana de Souza Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.52192/1984-39172022v15n2p79-99

Resumen

No ano de 2021 o Curso de Bacharelado em Museologia da Universidade Federal de Pelotas – UFPel completou seu décimo quinto aniversário. Desta sua primeira quinzena de anos de existência é possível identificar dificuldades, idiossincrasias, lutas, resistências e empreitadas diversas no sentido de se consolidar como uma instituição de excelência, voltada à formação, em nível superior, de profissionais museólogos. À luz de referências bibliográficas e produções acadêmicas chanceladas, mas, também de depoimentos e relatos obtidos por intermédio de entrevistas e materiais audiovisuais – muitos por ocasião das comemorações dos quinze anos – este artigo objetiva tecer algumas tramas que ajudam a costurar a memória deste Curso de Museologia, terceiro do país em uma universidade federal.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daniel Maurício Viana de Souza, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Sociologia pelo Programa de PPGS da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, com período sanduíche no Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa (2016). Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de PPGCI- IBICT/UFF (2007). Graduado em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2004). Professor do Departamento de Museologia, Conservação e Restauro, e do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas. Coordenador no Núcleo de Estudos sobre Museus, Ciência e Sociedade (NEMuCS). Coordenador do MuDI - Museu Diários do Isolamento. Dedica-se a estudos vinculados à Museus, Ciência, Divulgação Científica, Sociologia da Ciência e Teoria da Sociedade do Espetáculo.

Publicado

2025-03-03

Cómo citar

Souza, D. M. V. de. (2025). Curso de Museologia da UFPel:: uma memória em trajeto persistente. Museologia E Patrimônio, 15(2), 79–99. https://doi.org/10.52192/1984-39172022v15n2p79-99

Número

Sección

Dossiê