O Curso de Museologia da Universidade Federal da Bahia:
história, características, desafios e tendências contemporâneas
DOI:
https://doi.org/10.52192/1984-3917.2022v15n2p50-78Resumen
O presente texto aborda o histórico do curso de Museologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pretende-se demonstrar que esse curso, ao longo da sua história, através da atuação dos seus docentes, buscou, por meio dos seus currículos, construir uma reflexão crítica sobre a memória e a importância da sua compreensão para a transformação do presente e projeção do futuro, numa perspectiva direcionada para uma Museologia de cunho social. Para tanto, apresentaremos a sua trajetória histórica, as principais características, para em seguida, indicarmos os seus desafios e tendências na contemporaneidade. Adotamos para a presente análise, fontes arquivísticas do referido curso, tais como: ofícios, atas, pareceres, relatórios de comissões de trabalho, documentos finais de congressos, programas das disciplinas e os fluxogramas. Fontes bibliográficas também foram trabalhadas, como artigos produzidos por professoras aposentadas, dissertações de mestrado e títulos sobre a cultura brasileira. A análise aponta para um processo contínuo de atualização dos componentes curriculares, articulado a construção e desenvolvimento do conhecimento museológico. Constata-se uma abordagem ampla e plural sobre as especificidades regionais, o patrimônio cultural, articulados à ideia de desenvolvimento integrado e sustentável.
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