Preservação patrimonial e impactos ambientais na Amazônia brasileira:

a necessidade de um debate decolonial sobre as ilhas de Ananindeua-PA

Autores/as

  • Victória Emi Murakami Vidigal
  • Carmen Lúcia Souza da Silva UFPA

DOI:

https://doi.org/10.52192/1984-3917.2024v17n2p14-30

Resumen

A cidade de Ananindeua, localizada na Amazônia brasileira, no estado do Pará, contempla nove ilhas em seu território. São banhadas pelo rio Maguari, e com o passar do tempo, vêm ganhando visibilidade turística. O presente artigo discute as possíveis consequências que podem ocorrer com as ilhas de Ananindeua a partir desse destaque, principalmente após o reconhecimento do arquipélago como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Pará. São questões que envolvem o aumento de atividades humanas em seu entorno, com mais construções urbanas, passeios e atividades aquáticas no rio Maguari. É necessário, portanto, um debate contemporâneo sobre as consequências ambientais que podem acontecer com o falso imaginário do progresso. Discutir a decolonialidade é imprescindível nesse contexto, já que estas ações afetam a população tradicional amazônida, em especial as comunidades das ilhas, que precisam ter preservadas sua identidade, sua memória e sua ligação com a natureza. Necessidade de preservação de região vital para o planeta que se insere nas discussões globais acerca das consequências que o mundo vem enfrentando com a crise climática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Victória Emi Murakami Vidigal

Mestra em Ciências do Patrimônio Cultural pelo PPGPatri, programa vinculado ao Instituto de Tecnologia (ITEC) da Universidade Federal do Pará - UFPA, foi bolsista CAPES. Graduada em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Pará - UFPA, foi bolsista PIBEX (2017-2019) no projeto "Coordenação de Estágio". É integrante do Grupo de Pesquisa História e Natureza - GRHIN da UFPA. Atua nas áreas de Patrimônio Cultural e Natural, História do Tempo Presente, Ensino de História e História Ambiental.

Carmen Lúcia Souza da Silva, UFPA

Professora associada dos cursos de Museologia e da Pós-graduação em Ciências do Patrimônio Cultural da Universidade Federal do Pará (UFPA). É pós-doutoranda no departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (Portugal). É doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos-RS), mestre em Ciências da Informação e da Comunicação pela Universidade Lyon 2 (França) e especialista em Poéticas Visuais: Gravura, Fotografia e Imagem Digital pela Universidade Feevale (RS). Atua nas áreas de Comunicação, Museologia, Cultura e Artes, com ênfase em cultura digital, imagem, fotografia, diversidade e inclusão.

Publicado

2025-03-03

Cómo citar

Vidigal, V. E. M., & Silva, C. L. S. da. (2025). Preservação patrimonial e impactos ambientais na Amazônia brasileira:: a necessidade de um debate decolonial sobre as ilhas de Ananindeua-PA. Museologia E Patrimônio, 17(2), 14–30. https://doi.org/10.52192/1984-3917.2024v17n2p14-30

Número

Sección

Dossiê