Turismo Esportivo e Patrimônio Cultural: apontamentos sobre a atratividade do Museu do Futebol

Autores/as

  • Filipe Soares Romano
  • Ricardo Ricci Uvinha

Palabras clave:

turismo esportivo, patrimônio cultural, estádios de futebol, Museu do Futebol, cidade de São Paulo.

Resumen

O futebol é parte integrante da cultura e da história do Brasil. Levando em conta a característica internacional de ser o “país do futebol”, o turismo usufruiu desse elemento simbólico para propor espaços e equipamentos construídos em torno desta temática. O Turismo Esportivo, segmento onde se inserem as discussões que envolvem a aproximação entre turismo e futebol, pode ser caracterizado por três diferentes tipologias: Turismo de Prática Esportiva; Turismo de Eventos Esportivos; e o Turismo de Nostalgia. Este último, o de Nostalgia, engloba turistas de estádios, arenas ou museus esportivos motivados pelo conhecimento de novas culturas, realidades, significados e estruturas. O objetivo do presente estudo é o de analisar os relatórios divulgados pela OS ID Brasil que administra o Museu do Futebol na cidade de São Paulo e correlacioná-lo ao referencial teórico sobre o Turismo Esportivo, oferecendo subsídios para a discussão desses espaços. Intenta-se abordá-los não somente como patrimônios culturais, mas também como atrativos turísticos em seu potencial para a criação de políticas públicas e o fomento ao turismo esportivo. A pesquisa é de caráter descritivo, tendo como procedimentos metodológicos as análises bibliográfica e documental correlacionados às atividades turísticas de esporte e lazer (produtos, demandas, serviços, atrativos, rotas e itinerários).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2024-10-14

Cómo citar

Romano, F. S., & Uvinha, R. R. (2024). Turismo Esportivo e Patrimônio Cultural: apontamentos sobre a atratividade do Museu do Futebol. Museologia E Patrimônio, 14(1), 182–211. Recuperado a partir de http://novarevista.mast.br/index.php/ppgpmus/article/view/867

Número

Sección

Dossiê