Manifestação e ressignificação da memória social brasileira na exposição [Co]Habitar na Casa da América Latina de Lisboa
Palabras clave:
Identidade cultural, Memória social, Espaços culturais, Brasil, Portugal.Resumen
Desde fins do século XIX, os caminhos para a construção da identidade nacional brasileira apontaram para vários sentidos, culminando com a consolidação de um verdadeiro repositório de símbolos nacionais que pudessem representar aquela sociedade. Sabe-se que a memória social é uma componente estratégica nesse processo, tanto em nível local quanto global, bem como os equipamentos culturais, que passam a ter um papel fundamental na representação e propagação de valores e ideias. Neste artigo, buscou-se identificar como as obras de arte contemporânea da artista brasileira Lia Chaia e da artista portuguesa Andrea Brandão na exposição [Co]Habitar, na Casa da América Latina de Lisboa, refletem, reforçam ou ressignificam a memória social brasileira que tem sido construída em consonância com os processos de construção da identidade nacional. A partir da identificação da manifestação de alguns aspectos que remetem a momentos históricos específicos que inflexionaram na construção da identidade brasileira, foi possível concluir que não só uma ideia de Brasil de outrora se perpetua em um campo subjetivo que inspirou as artistas, mas também a emergência de novas narrativas que têm na problematização social e no questionamento da supremacia cultural ocidental o seu ponto mais forte.Descargas
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Publicado
2018-03-02
Cómo citar
Posch, P. T. (2018). Manifestação e ressignificação da memória social brasileira na exposição [Co]Habitar na Casa da América Latina de Lisboa. Museologia E Patrimônio, 11(2), 246–265. Recuperado a partir de http://novarevista.mast.br/index.php/ppgpmus/article/view/684
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Sección
Relatos de Experiência/Experience Report
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