Para uma pedagogia do museu: algumas reflexões / For a museum pedagogy: some reflexions
Resumen
O presente artigo objetiva apresentar algumas reflexões sobre a necessidade de incorporação pela educação museológica de aspectos pertinentes à educação como fenômeno social sempre disputado e frequentemente presente nos discursos políticos e econômicos nas sociedades contemporâneas. A educação que traz por imanência as relações humanas, por vezes delas se dissocia para atender em sua historicidade aos interesses político-sociais dominantes, colocados em cada espaço-tempo; ora enfatizando o cognitivo via educação formal, ora o emocional e/ou psíquico presente nas várias abordagens educativas. Para a consecução do objetivo central, elencamos as principais concepções de educação passíveis de serem destacadas como de efetiva importância às mudanças desejadas para a educação que se pretende ocorra nos museus em seu formato inovador, levando em conta, principalmente, os argumentos de alunos do Curso de Mestrado do PPGMUS/MAST/UNIRIO em suas avaliações do módulo Educação, por nós ministrado. Referimo-nos à necessidade de incorporação em todo processo educativo de uma metodologia da praxis; à importância de se considerar de saída as possibilidades da pertença educativa a um ethos pluralista; ao entendimento de que a educação, enquanto fato social traz em si uma autonomia relativa; ao papel dos museus na construção de uma sociedade cidadã/inclusiva e pluralista que entende todos os seus espaços, acervos e práticas como educativas; às possibilidades educativas do museu visando a construção de uma sociedade emancipada e, finalmente, trazemos à discussão alguns argumentos para desconstruir a relação unívoca existente entre saber científico e popular, com a finalidade de contribuir para que se possa afirmar as marcas necessárias à educação emancipatória e holística da qual falamos. Palavras chave: Educação. Museu. Pedagogia. Ciência. Cidadania. .......................................................................................... ABSTRACT For a museum pedagogy: some reflexions This article presents some reflections on the necessity of incorporation, to museum education, issues related to education as a social phenomenon, often presented and always referred in the political and economic speeches of contemporary societies. Education, that by imanence encompasses human relations, sometimes is dissociated of them to attend to dominant interests of social-political nature, over space and time – sometimes emphasizing cognitive aspects through formal education, sometimes [giving relevance] to the emotional and/or psychic aspects, presented in educational approach. The main conceptions of education, possible to be highlighted as having effective importance to the desired changes on museum education due to their innovative nature, are here in approached, taking into consideration the arguments of students of the Master Program in Museology and Heritage – PPG-PMUS, UNIRIO/MAST, in their evaluation of the module Education, offered by us. We also refer to the necessity of incorporating, in the educational process, a methodology of the ‘praxis’; to the importance of considering, as from the beginning, the possibilities of an education that is part of a pluralist ‘ethos’; to the perception that education, as a social fact, brings in itself a relative autonomy; to the role of museums in the development of an inclusive and pluralist society, where citizenship is emphasized – and where all spaces, collections and practices are understood as educative; to the educational potential of museums in building an emancipated society. Finally, we add to the discussion some arguments that intent to de-construct the existent relationship between scientific and popular knowledge, with the purpose of contributing to re-affirm aspects that are fundamental to the emancipation and holistic education here referred. Keywords: Education. Museum. Pedagogy. Science. Citizenship.Descargas
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Publicado
2009-08-04
Cómo citar
Reis, M. A. de S., & Pinheiro, M. do R. (2009). Para uma pedagogia do museu: algumas reflexões / For a museum pedagogy: some reflexions. Museologia E Patrimônio, 2(1), 36–46. Recuperado a partir de http://novarevista.mast.br/index.php/ppgpmus/article/view/44
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