Ordem, exotismo e raça – representações “do outro” num museu da província prussiana (1854 – 1943)

Autores/as

  • Wolfgang Döpcke

Resumen

O presente artigo analisa as exposições públicas do acervo etnológico do Landesmuseum Hannover, principal museu da cidade de Hanôver, Alemanha, durante o período entre 1854 e 1943. Considerando cinco contextos históricos distintos, procura-se mostrar como o museu construiu e atribuiu significados aos objetos etnológicos em exposição - e com isto, ao mundo -, através da sua prática museológica. Este complexo e multidimensional processo de significação aconteceu na interação entre a materialidade do objeto, seu ambiente físico (o museu), as intenções do curador, o público e a sociedade em geral, com suas idéias e seus discursos. Os veículos e as estratégias de significação variavam no período pesquisado. Inicialmente, da virada do século até a Primeira Guerra Mundial, criou-se, quase inconscientemente, uma “prisão” classificatória para os objetos, simbolizando a subjugação colonial desta época. Nas décadas de 1920 e 1930, os curadores construíram muito conscientemente, através das encenações museais, leituras específicas nas exposições, tanto nas exposições das “Artes Exóticas” ou naquela dos objetos da Oceania dos anos 1920, quanto nas exposições coloniais dos anos 1930. Finalmente, através de uma estratégia verbal, introduziu-se a categoria “raça” como a vertente hegemônica de leitura em 1939. O trabalho destaca também o impacto do ambiente físico imediato, isto é, o próprio museu com suas outras exposições, suas migrações temáticas e ideológicas e, naturalmente, os discursos hegemônicos na sociedade alemã, sobre a construção do significado dos objetos etnológicos.

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Cómo citar

Döpcke, W. (2012). Ordem, exotismo e raça – representações “do outro” num museu da província prussiana (1854 – 1943). Museologia E Patrimônio, 4(2), 3–25. Recuperado a partir de http://novarevista.mast.br/index.php/ppgpmus/article/view/206

Número

Sección

Artículos