O processo de modernização museal do Núcleo de Memória Engº Francisco Martins Bastos (NUME)

Autores/as

  • Vanessa Barrozo Teixeira

Resumen

O Núcleo de Memória Engº Francisco Martins Bastos (NUME) surge em 1994 como um projeto de extensão, que visava resgatar a memória da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) através de objetos significativos para professores, professores e funcionários aposentados e acadêmicos. Em 2000, sob a coordenação da Profª. Drª. Aída Meirelles é inaugurado o NUME no Campus Cidade, reunindo um acervo de diversos materiais, desde os inorgânicos, como quadros, documentos, fotografias, têxteis e maquinário, até material orgânico, como a coruja taxidermizada. Este acervo conta a história das primeiras escolas e faculdades de ensino superior da cidade do Rio Grande: Escola de Engenharia Industrial, Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas, Faculdade de Direito Clóvis Bevilácqua, Faculdade Católica de Filosofia do Rio Grande e Faculdade de Medicina. Além de possuir bens referentes aos demais cursos e projetos de extensão da universidade. Em 2006 o NUME entra no cenário brasileiro de museus, cadastrando-se no Sistema Brasileiro de Museus, necessitando desta forma enquadrar-se à Política Brasileira de Museus e ao Estatuto de Museus, lei nº. 11.904. Uma dessas necessidades é o trabalho museológico específico para salvaguardar o acervo em suas diferentes tipologias, além de um Museólogo para a coordenação do trabalho, bem como das atividades expográficas, ações educativas e de comunicação museológica. A documentação museológica, o trabalho de conservação e acondicionamento do acervo mostra a importância do museu estar organizado, sistematizado e instrumentalizado para o desenvolvimento de todo e qualquer tipo de projeto vinculado a ele.

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Publicado

2014-09-30

Cómo citar

Teixeira, V. B. (2014). O processo de modernização museal do Núcleo de Memória Engº Francisco Martins Bastos (NUME). Museologia E Patrimônio, 7(1), 145–154. Recuperado a partir de http://novarevista.mast.br/index.php/ppgpmus/article/view/157

Número

Sección

Relatos de Experiência/Experience Report