A formação em Museologia na Universidade Federal de Goiás:
trajetória, desafios e devires
DOI:
https://doi.org/10.52192/1984-3917.2022v15n2p213-239%20Resumen
Esse artigo apresenta aspectos da trajetória do Bacharelado em Museologia da Universidade Federal de Goiás (UFG), inserido na Faculdade de Ciências Sociais da UFG. Concebido a partir da compreensão da Museologia como Ciência Social Aplicada e da base epistemológica organizada em Museologia Geral, Museologia Especial e Museologia Aplicada, o curso foi o segundo a ser criado na região Centro-Oeste e teve em 2010 sua primeira turma. Nesse texto, os antecedentes do curso são retomados, em especial, a imbricada relação com o Museu Antropológico da UFG, bem como são trazidas reflexões em torno da proposta original, matriz curricular e aportes bibliográficos indicados no Projeto Político Pedagógico do Curso. Ao longo dos anos, o bacharelado tem se deparado com desafios específicos no que concerne à permanência estudantil e ao campo profissional de atuação da/o museóloga/o. Não obstante, alguns avanços foram observados, como o incremento da pesquisa museológica em instituições goianas, conforme evidenciado nas monografias concluídas entre 2013 e 2021. Das pesquisas das/os discentes e das potencialidades de uma formação encravada em um “Sertão Imaginado”, onde pulsam demandas por políticas da memória a favor da justiça social, emergem novos devires para a formação em Museologia no estado de Goiás.
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