A experiência de uso do ATT no Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul

Authors

  • Elias Palminor Machado
  • Renata Cardozo Padilha

DOI:

https://doi.org/10.52192/1984-3917.2024v17n1p147-173%20

Abstract

Esse trabalho analisa a experiência de implementação do repositório digital Tainacan no Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), com foco no uso do tesauro Art&Architecture Thesaurus (AAT) do Getty ResearchInstitute. O objetivo é investigar a aplicabilidade do AAT, um sistema de organização do conhecimento desenvolvido em outro país e idioma (inglês americano), em uma instituição de arte contemporânea brasileira. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando técnicas bibliográficas e documentais para examinar a aplicação do AAT como vocabulário controlado para 3 metadados do conjunto do repositório digital do MACRS. Os resultados revelam que o uso do AAT no MACRS apresenta tanto vantagens quanto limitações. Mais de 87% dos termos utilizados pelo museu encontram equivalência no AAT, indicando alta compatibilidade entre o vocabulário adotado pelo museu e este referencial internacional. No entanto, a tradução de termos para o português e a inclusão de termos específicos ainda são desafios a serem superados. O estudo conclui que a adoção do AAT como padrão de valor de dados é viável e pode contribuir significativamente para a padronização e internacionalização das práticas museológicas no Brasil. Além disso, destaca a importância de parcerias estratégicas para a tradução e adaptação de termos adicionais do AAT, bem como para o desenvolvimento de novos Sistemas de organização do conhecimento que atendam às demandas específicas de diferentes tipologias de acervos museológicos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Elias Palminor Machado

Museólogo formado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), com especialização em Gestão Cultural pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e Mestre em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Experiência na área de Museologia, com ênfase em Expografia, Gestão de Acervos e Repositórios Digitais. Atualmente sou museólogo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuando nos laboratórios do curso de Museologia da UFRGS. Sou membro participante do SÉPIA: Preservação - Memórias ? Acervos (DGP/CNPq) desde setembro de 2020.

Renata Cardozo Padilha

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Graduada em Museologia pela Universidade Federal de Pelotas (2011). É professora Adjunta do Curso de Graduação em Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência nas áreas de Museologia e Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: documentação museológica, gestão de acervos, sistematização e disponibilização de acervos, reprodução digital, expografia, exposição virtual, comunicação museológica, acervo fotográfico, acervos digitais e memória. Atualmente é membro do grupo de pesquisa Representação e Organização do Conhecimento (ROC).

Published

2024-11-20

How to Cite

Palminor Machado, E., & Cardozo Padilha, R. (2024). A experiência de uso do ATT no Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Museologia E Patrimônio, 17(1), 147–173. https://doi.org/10.52192/1984-3917.2024v17n1p147-173

Issue

Section

Articles