A usabilidade na visita virtual de famílias ao Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.52192/1984-3917.2023v16n1p171-192Abstract
Neste artigo, apresentamos os resultados de estudo que objetivou entender a usabilidade no contexto da experiência de visita de 10 grupos familiares à exposição virtual “Biodiversidade: conhecer para preservar”, do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZUSP), cuja sede presencial se situa na cidade de São Paulo. A coleta de dados consistiu na gravação das visitas virtuais realizadas pelas famílias, por meio do programa livre Flashback Recorder Expresse na realização de entrevistas semiestruturadas online com os referidos grupos. As gravações foram codificadas e analisadas por meio do programa de análise quanti-qualitativa Dedoose e as entrevistas foram transcritas e também categorizadas. Os resultados indicam um alto índice de satisfação com a experiência de visitação virtual ao MZUSP por parte das famílias participantes, com destaque para o fato de se tratar de uma experiência de simulação e imersão. Por outro lado, o papel ativo por parte do visitante, inerente a esse tipo de vivência, traz desafios para o tema da usabilidade, no que concerne à criação de interfaces intuitivas para públicos variados. Ainda que em geral as dificuldades em torno da usabilidade tenham sido pontuais, o que indica a capacidade de superá-las de forma autônoma e intuitiva, elas estiveram presentes em 9 dos 10 grupos estudados, e sua superação pode ser menos ou mais desafiadora, dependendo dos equipamentos tecnológicos disponíveis e do grau de familiaridade tanto com a prática de visitar museus como com as tecnologias digitais.
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