Análise do processo comunicacional de uma instituição museológica de Pernambuco
Abstract
Os museus estão sofrendo transformações por causa da adoção de novas tecnologias de informação, utilizadas para facilitar a comunicação na relação museu-visitante. Neste sentido, este artigo objetiva analisar o processo de comunicação museológica realizada no Museu do Homem do Nordeste, localizado em Pernambuco. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo em março de 2010. Identificou-se a existência de quatro variáveis diretamente ligadas ao processo de comunicação museológica da instituição, sendo eles: profissionais envolvidos, mediação, exposição e acessibilidade. Constatou-se que o museu possui obstáculos a serem superados que envolvem a exposição e a acessibilidade, mas que possui pontos fortes na mediação e na prestação de serviços dos profissionais envolvidos.Downloads
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Published
2011-12-30
How to Cite
Santana, G. A., Sacramento, A. C., Silva, R. S., & Galvão, G. K. (2011). Análise do processo comunicacional de uma instituição museológica de Pernambuco. Museologia E Patrimônio, 4(1), 183–192. Retrieved from http://novarevista.mast.br/index.php/ppgpmus/article/view/142
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