Preservação patrimonial e impactos ambientais na Amazônia brasileira:

a necessidade de um debate decolonial sobre as ilhas de Ananindeua-PA

Autores

  • Victória Emi Murakami Vidigal
  • Carmen Lúcia Souza da Silva UFPA

DOI:

https://doi.org/10.52192/1984-3917.2024v17n2p14-30

Resumo

A cidade de Ananindeua, localizada na Amazônia brasileira, no estado do Pará, contempla nove ilhas em seu território. São banhadas pelo rio Maguari, e com o passar do tempo, vêm ganhando visibilidade turística. O presente artigo discute as possíveis consequências que podem ocorrer com as ilhas de Ananindeua a partir desse destaque, principalmente após o reconhecimento do arquipélago como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Pará. São questões que envolvem o aumento de atividades humanas em seu entorno, com mais construções urbanas, passeios e atividades aquáticas no rio Maguari. É necessário, portanto, um debate contemporâneo sobre as consequências ambientais que podem acontecer com o falso imaginário do progresso. Discutir a decolonialidade é imprescindível nesse contexto, já que estas ações afetam a população tradicional amazônida, em especial as comunidades das ilhas, que precisam ter preservadas sua identidade, sua memória e sua ligação com a natureza. Necessidade de preservação de região vital para o planeta que se insere nas discussões globais acerca das consequências que o mundo vem enfrentando com a crise climática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victória Emi Murakami Vidigal

Mestra em Ciências do Patrimônio Cultural pelo PPGPatri, programa vinculado ao Instituto de Tecnologia (ITEC) da Universidade Federal do Pará - UFPA, foi bolsista CAPES. Graduada em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Pará - UFPA, foi bolsista PIBEX (2017-2019) no projeto "Coordenação de Estágio". É integrante do Grupo de Pesquisa História e Natureza - GRHIN da UFPA. Atua nas áreas de Patrimônio Cultural e Natural, História do Tempo Presente, Ensino de História e História Ambiental.

Carmen Lúcia Souza da Silva, UFPA

Professora associada dos cursos de Museologia e da Pós-graduação em Ciências do Patrimônio Cultural da Universidade Federal do Pará (UFPA). É pós-doutoranda no departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (Portugal). É doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos-RS), mestre em Ciências da Informação e da Comunicação pela Universidade Lyon 2 (França) e especialista em Poéticas Visuais: Gravura, Fotografia e Imagem Digital pela Universidade Feevale (RS). Atua nas áreas de Comunicação, Museologia, Cultura e Artes, com ênfase em cultura digital, imagem, fotografia, diversidade e inclusão.

Downloads

Publicado

2025-03-03

Como Citar

Vidigal, V. E. M., & Silva, C. L. S. da. (2025). Preservação patrimonial e impactos ambientais na Amazônia brasileira:: a necessidade de um debate decolonial sobre as ilhas de Ananindeua-PA. Museologia E Patrimônio, 17(2), 14–30. https://doi.org/10.52192/1984-3917.2024v17n2p14-30

Edição

Seção

Dossiê