Aprendizagem política, histórica e intercultural com objetos culturais em museus

Autores

  • Bernd Wagner Universidade de Leipzig
  • Karina Limonta Vieira Universidade de Leipzig

DOI:

https://doi.org/10.52192/1984-3917.2023v16n2p221-239

Resumo

Os museus etnológicos europeus geralmente gerenciam não apenas exposições, mas também grandes arquivos. Os visitantes das exposições geralmente não sabem que os objetos arquivados existem. Como esses objetos são omitidos e de difícil acesso, eles deixam um espaço em branco, como aponta Deborah Poole. As decisões sobre por que os objetos são exibidos ou arquivados são uma questão importante nos estudos de museus. James Clifford desafia os museus a integrar zonas de contato em suas exposições. Os museus etnológicos contribuem para o encontro intercultural ao permitir o contato com seus arquivos, abrindo espaços de exposição para brincadeiras performativas de crianças e refletindo sobre coleções e colecionadores em termos de teoria pós-colonial.

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Biografia do Autor

Bernd Wagner, Universidade de Leipzig

Professor de didática do ensino fundamental com foco em ciências sociais na Faculdade de Educação da Universidade de Leipzig.

Karina Limonta Vieira, Universidade de Leipzig

Doutora em Educação pela Unesp. Pesquisadora Assistente na Universidade de Leipzig

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Publicado

2025-03-02

Como Citar

Wagner, B., & Vieira, K. L. (2025). Aprendizagem política, histórica e intercultural com objetos culturais em museus . Museologia E Patrimônio, 16(2), 221–239. https://doi.org/10.52192/1984-3917.2023v16n2p221-239

Edição

Seção

Dossiê