Normas Editoriais

1 - A revista eletrônica Museologia e Patrimônio publicará textos e documentos versando sobre temas relacionados à Museologia, ao Patrimônio e áreas afins, em português, espanhol, francês ou inglês.

2 - Ao submeter trabalhos à revista, os autores, resguardando seus direitos autorais (Lei de Direito Autoral, n. 9.610 de 19 de fevereiro de 1998), cedem à mesma os direitos de divulgação por meio eletrônico, ou qualquer outro meio.

3 - As opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos são de sua única e exclusiva responsabilidade.

4 - Os autores devem enviar um documento (vide Modelo de Declaração), devidamente assinado, declarando:

 

a) que seu trabalho respeita a legislação vigente sobre direitos autorais, arcando com toda responsabilidade quanto ao descumprimento da referida lei;

b) que autorizam a publicação de seu trabalho, acatando a política e as normas editoriais da revista Museologia e Patrimônio.

5 - Museologia e Patrimônio autoriza a republicação dos trabalhos nela publicados, após vinte e quatro (24) meses da data de publicação, e desde que seja consignada a fonte de publicação original.

6 - Os trabalhos serão submetidos à aprovação do Conselho Editorial da revista e serão enviados, no menor tempo possível e sem identificação de autoria, para a revisão de dois avaliadores Ad hoc . Caso haja divergência entre os avaliadores, recorrer-se-á a um terceiro avaliador. Os originais não serão devolvidos aos autores.

7 - Caso sejam recomendadas modificações, os autores serão solicitados a fazer as alterações sugeridas. É facultado aos autores, se discordarem das alterações recomendadas, justificar as razões do não atendimento às sugestões dos revisores. Cabe aos editores avaliar o mérito dos argumentos apresentados. A decisão final quanto ao aceite para publicação é prerrogativa reservada ao Conselho Editorial.

8 - Após enviar um trabalho para a revista, os autores receberão automaticamente um número de registro de entrada no sistema, qualquer problema entrar em contato com os editores pelo endereço marcus@mast.br

9 - Todos os trabalhos enviados para avaliação devem conter Abstract , incluindo título e descritores, em inglês. Fica a cargo da revista elaborar, para trabalhos escritos em língua inglesa, francesa e espanhola, o título, descritores e resumo em português.

10 - A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa e gramatical, visando manter a sua uniformidade e qualidade, respeitados o estilo e a opinião dos autores. Os trabalhos submetidos serão enviados em versão final aos autores, para aprovação.

11 - Qualquer submissão deverá ser feita diretamente no portal da revista, no seguinte endereço www.revistamuseologiaepatrimonio.mast.br , devendo ser assinalado o que segue:


a) trabalho para avaliação;

b) a seção a que se destina o trabalho.

c) O trabalho deverá ser enviado a partir da função ‘Autor', seguindo-se os ‘5 passos' da seção ‘Submissão de Artigos', na ‘Página do Usuário'.

 

12 - Para poder habilitar-se a enviar contribuições à revista Museologia e Patrimônio , requer-se que os autores preencham a ficha cadastral. Uma vez cadastrado, todo autor recebe uma identificação que lhe possibilita acompanhar o andamento do processo de avaliação/publicação de seu trabalho.

13 - No ato da submissão, os autores deverão, além da declaração mencionada no item 4, fornecer um mini-currículo com no máximo 5 linhas, acompanhado ou não de fotografia (resolução de 200dpi), que será publicado ao final do trabalho. As informações curriculares servirão para compor um banco de dados de autores.