Curso de Museologia-UNIRIO:

90 anos de avanços e desafios

Autores

  • Ivan Coelho de Sá UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.52192/1984-3917.2022v15n2p19-49

Resumo

A proposta deste artigo é fazer um relato sobre a implantação do ensino/formação em Museologia, no Brasil, sob a perspectiva do Curso de Museus do Museu Histórico Nacional-MHN, destacando suas transformações ao longo dos 90 anos de sua existência. O caráter retrospectivo tem como objetivo retomar os aspectos considerados mais importantes da trajetória deste curso fundador, atualmente sediado na Escola de Museologia da UNIRIO, visando uma percepção panorâmica de todo o processo e pontuando avanços e desafios que marcaram e influenciaram a própria construção do campo. Diante da extensão e abrangência do tema, o suporte teórico fundamenta-se numa síntese das pesquisas, sobretudo em fontes primárias, realizadas a partir de 2005, pelo Núcleo de Memória da Museologia no Brasil-NUMMUS. Os objetivos deste Núcleo concentram-se na pesquisa, preservação e divulgação da história e da memória da Museologia no país, com ênfase nas matrizes e desdobramentos do processo de construção do ensino e da formação. A estrutura do texto reproduz a palestra apresentada pelo autor na “Jornada 90 anos da formação em Museologia no Brasil: desafios e perspectivas”, em 07/03/2022.

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Biografia do Autor

Ivan Coelho de Sá, UNIRIO

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. PPG-PMUS

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Publicado

2025-03-03

Como Citar

Sá, I. C. de. (2025). Curso de Museologia-UNIRIO: : 90 anos de avanços e desafios. Museologia E Patrimônio, 15(2), 19–49. https://doi.org/10.52192/1984-3917.2022v15n2p19-49

Edição

Seção

Dossiê