Interpretação em atrações turísticas patrimoniais:

um modelo de planejamento

Autores

  • Michel Constantino Figueira Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.52192/1984-3917.2024v17n2p226-245

Resumo

A interpretação é uma das ferramentas técnicas mais eficazes no processo de qualificação do turismo com foco em atrativos patrimoniais. A sua relevância tende a ser um diferencial no processo de desenvolvimento turístico com foco na associação interativa e sensorial dos visitantes com bens e referências, materiais e imateriais, simbolicamente representativos do passado. Além disso, a interpretação, enquanto recurso educativo, visa gerar conhecimento, sensibilização e conservação do património, contribuindo, consequentemente, para a projeção do turismo patrimonial. Este artigo apresenta um modelo de planejamento interpretativo de atrativos turísticos patrimoniais, desenvolvido a partir de pesquisas sistemáticas sobre o tema “interpretação” em artigos científicos de periódicos qualis 1, nas áreas de turismo e patrimônio. Com base na literatura, este modelo de planejamento foi concebido como um sistema aberto e editável, considerando sua aplicabilidade condicionada à realidade de cada atrativo. Teoricamente, o modelo proposto é composto por dados descritivos e tabelas de categorias pragmáticas (narrativas, interatividade, tematização e elementos complementares), incluindo métodos e recursos considerados potencialmente aplicáveis ​​na condução eficiente de um planejamento interpretativo. Espera-se que o mesmo possa contribuir, teórica, técnica e cientificamente, para futuros projetos, estudos e ações em torno dos usos da interpretação para qualificar a experiência do visitante em atrativos turísticos patrimoniais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michel Constantino Figueira, Universidade Federal de Pelotas

Bacharel em Turismo e Doutor em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel com Mestrado Sanduíche na Universidad de Buenos Aires , Argentina. Professor do Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria da Universidade Federal de Pelotas.

Downloads

Publicado

2025-03-03

Como Citar

Figueira, M. C. (2025). Interpretação em atrações turísticas patrimoniais:: um modelo de planejamento. Museologia E Patrimônio, 17(2), 246–263. https://doi.org/10.52192/1984-3917.2024v17n2p226-245

Edição

Seção

Artigos/Articles