A produção de acervo audiovisual do Museu Suape:

a musealidade dos debates políticos sobre impactos socioambientais de grandes empreendimentos

Autores

  • Hugo Menezes Neto UFPE
  • Julia Morim de Melo UFPE
  • Alex Vailati UFPE

DOI:

https://doi.org/10.52192/1984-3917.2024v17n2p97-122

Resumo

Pretendemos engendrar um debate sobre os acervos dos museus virtuais, partindo da experiência do Museu Suape, projeto que vislumbra formar um acervo fotográfico e fílmico, reunindo o que já foi produzido sobre o Complexo Industrial e Portuário de Suape (Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco), bem como, engajando-se em produzir peças novas, documentários atuais acerca do tema. Trabalharemos mais especificamente com a primeira produção audiovisual realizada pelo Museu, já disponibilizada no seu acervo, a série de filmes Vozes de Suape. A ideia é discutir os filmes não como a museália em si, mas como suporte para as narrativas dos/as moradores/as da Praia de Suape, pensando-as como os verdadeiros objetos das operações de musealização e detentoras de musealidade, por sua importância na chave política e social da atualidade e, posteriormente, para a história da comunidade, inevitavelmente ligada aos grandes empreendimentos instalados na região. Nesse sentido, descrevemos um pouco mais a relação da comunidade com os referidos empreendimentos; detalhamos o perfil do Museu Suape, seus conceitos, projetos e acervo; e, por fim, discutimos a musealização de narrativas como ponto forte desse museu virtual, expondo aquelas que compõem o filme Vozes de Suape, apresentando-as como formulações de um pensamento nativo, inscrito na empiria, que analisa criticamente a história e a experiência atual de destruição socioambiental.

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Biografia do Autor

Hugo Menezes Neto, UFPE

Professor do Departamento de Antropologia e Museologia (DAM) e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA), da Centro de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutor em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia, do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - PPGSA/IFCS/UFRJ e pós-doutorado em Sociomuseologia, na Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal), onde também atua como professor colaborador. Líder do Observatório de Museus e Patrimônios Culturais (OBSERVAMUS- PPGA/UFPE) e do Laboratório Interdisciplinar Natureza, Cultura e Técnica - AYE (PPGA/UFPE). Membro do Comitê de Patrimônio e Museus da Associação Brasileira de Antropologia.

Julia Morim de Melo, UFPE

Graduada em Ciências Sociais (UFPE), mestre em Antropologia (UFPE), especialista em Museus, Identidades e Comunidades (FUNDAJ), é doutoranda em Antropologia no PPGA/UFPE e vem atuando nas áreas de antropologia visual, patrimônio, memória e museus. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Narrativas do Nascer (DAM/UFPE), do Laboratório de Antropologia Visual (LAV/PPGA/UFPE) e do Observatório de Museus e Patrimônios Culturais (OBSERVAMUS/PPGA/UFPE). Integra a equipe que vem desenvolvendo as iniciativas Museu da Parteira e Museu Suape.

Alex Vailati, UFPE

Antropólogo e documentarista, tem doutorado em Antropologia e Etnologia pela Università degli Studi di Torino (Itália) e pós-doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil). Ele realizou pesquisas de campo na Itália, na África meridional, principalmente na África do Sul (KwaZulu-Natal) e Moçambique (Zambesia). Desde 2012, realiza pesquisa de campo no Brasil. Atualmente é Professor Adjunto no Departamento de Antropologia e Museologia da Universidade Federal de Pernambuco e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da mesma instituição. É coordenador do Laboratório de Antropologia Visual (LAV) da Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

2025-03-03

Como Citar

Neto, H. M., Melo, J. M. de, & Vailati, A. (2025). A produção de acervo audiovisual do Museu Suape: : a musealidade dos debates políticos sobre impactos socioambientais de grandes empreendimentos. Museologia E Patrimônio, 17(2), 97–122. https://doi.org/10.52192/1984-3917.2024v17n2p97-122

Edição

Seção

Dossiê