Desafios e estratégias de mapeamento de coleções de ensino e pesquisa na UFMG

Autores

  • Verona Campos Segantini Universidade Federal de Minas Gerais
  • Letícia Julião Universidade Federal de Minas Gerais
  • Giovanna Giovanelli Tacconi Gimenez Universidade Federal de Minas Gerais
  • Beatriz F. Conter Pinheiro
  • Cláudia Beatriz R. S. C. R. Camelo

DOI:

https://doi.org/10.52192/1984-3917.2023v16n2p310-323

Resumo

Esse artigo tem por objetivo apresentar um projeto piloto desenvolvido com o propósito de mapear acervos que não se encontram sob a guarda de espaços de memória institucionalizados que compõem a Rede de Museus e Espaços de Ciência e Cultura da UFMG mas que, em razão de seu valor científico e cultural, devem ser reconhecidos como de interesse de salvaguarda. A partir da metodologia de mapeamento desenvolvidas em outras instituições e projetos de pesquisa, optou-se por dar início ao projeto a partir da Escola de Engenharia da UFMG, inaugurada em 1897. Levou-se em consideração sua longa trajetória, uma expressiva quantidade de departamentos que mobilizam e produzem registros importantes das ações universitárias de pesquisa e ensino. Nesse trabalho que perpassou departamentos e laboratórios, identificamos núcleos de acervos que nos pareceram prioritários. Passou-se à etapa posterior de diagnóstico das proto-coleções, buscando compreender, sobretudo, a constituição desses acervos, vinculações institucionais, intervenções e ações realizadas. Tal diagnóstico nos permitiu compreender que os processos de deslocamento da Escola de Engenharia e um frágil reconhecimento e institucionalização dos acervos provocaram consequências como a ausência ou a perda de informações sobre proveniência e usos dos objetos. Dessa forma, o projeto serviu de embasamento para discussões e definição de estratégias que acomodam expectativas de resignificação dessas coleções, conferindo-lhes o estatuto de bens patrimoniais que referenciam as memórias e ações da comunidade universitária e da sociedade.

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Biografia do Autor

Verona Campos Segantini, Universidade Federal de Minas Gerais

Verona Campos Segantini é graduada em História pela UFMG e Design de Ambientes pela UEMG. Doutora e Mestre em Educação pela UFMG. Professora Adjunta da Escola de Belas Artes. Atua no Curso de Graduação em Museologia e no Mestrado profissional em Educação (Promestre/FaE). Realizou vários projetos de exposições nos museus universitários e coordenou o Núcleo de Expografia do Espaço do Conhecimento UFMG e o Campus Cultural UFMG em Tiradentes vinculado à Pró-reitoria de Cultura da UFMG entre 2019 e 2022. Participou do Scholarship Programme for Young Professors and Researchers from Latin American Universities (Coimbra Group) na Universidade de Pádua. Coordenou a Rede de Professores e Pesquisadores em Museologia e atualmente é presidente da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade, fundação de apoio à cultura da UFMG.

Letícia Julião, Universidade Federal de Minas Gerais

Letícia Julião é Doutora em História (2008) pela Universidade Federal de Minas Gerais, com período sanduíche na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne. Mestre em Ciência Política (1992) e bacharel e licenciada em História (1981 e 1983) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora associada da Universidade Federal de Minas Gerais, atuando no curso de graduação de Museologia/Escola de Ciência da Informação e nos Programas de Pós Graduação em Ciência da Informação/UFMG, Promestre/UFMG e Museologia e Patrimônio/UFRGS. Foi coordenadora da Rede de Museus e Espaços de Ciência e Cultura da UFMG (2017/2021), coordenadora do Setor de Acervo Artístico da UFMG (2015-2018), diretora do Museu Histórico Abílio Barreto (1995-1996/1999-2000) e Superintendente de Museus do Estado de Minas Gerais (2007-2010). Desenvolve pesquisas sobre Museus e História, Patrimônio Cultural e Musealização, Museus e Coleções universitárias. Áreas de atuação: História, colecionismo, patrimônio e memória.

Giovanna Giovanelli Tacconi Gimenez, Universidade Federal de Minas Gerais

Giovanna Giovanelli Tacconi Gimenez é bacharel em Museologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2021) e Técnica em Administração pelo SEBRAE/MG (2015). Atualmente é bolsista de apoio técnico na modalidade BDCTI pela FAPEMIG, atuando na pesquisa, produção e ilustração de documentos referentes aos viajantes naturalistas no século XVII. Já foi estagiária do Centro de Memória da Justiça Federal de Minas Gerais (2020) atuando na montagem e mediação de exposições, bem como na documentação de acervos. Também foi bolsista de Iniciação Científica pela Rede de Museus da UFMG (2018), em projetos de mapeamento de coleções universitárias e mediação de exposições.

Beatriz F. Conter Pinheiro

Beatriz Fernandes Conter Pinheiro é bacharel em Museologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2021). Estagiou na Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais durante o período da graduação na Diretoria de Economia Criativa, onde contribuiu para a criação da Rede de Cidades Criativas de Minas Gerais e na Diretoria de Fomento, onde acompanhava o andamento de projetos beneficiários do Fundo Estadual de Cultura e demais editais referentes às políticas públicas de auxílio aos museus de Minas Gerais, em 2019 e 2020. Participou no processo de elaboração, produção e montagem da exposição curricular “Cidade Palimpséstica” em 2019.

Cláudia Beatriz R. S. C. R. Camelo

Cláudia Beatriz Ribeiro de Souza Carneiro Rodrigues Camelo é bacharel em Museologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2021), graduada como Tecnóloga em Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG -2016), graduada e licenciada em Psicologia pela Universidade Fumec (1990). Cursando Pós-graduação em Técnica Redacional e Revisão de Textos pela Faculdade Arnaldo. Participou na elaboração, produção e montagem da exposição curricular “Cidade Palimpséstica”em junho de 2019. Selecionada como finalista no projeto de Iniciação científica voluntária para o Acervo Artístico da UFMG - Projeto Protocolos para documentação em agosto de 2019. Aprovada e selecionada como bolsista no processo seletivo no Centro de Memória da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais em março de 2020.

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Publicado

2025-03-02

Como Citar

Segantini, V. C. ., Julião, L., Gimenez, G. G. T., Pinheiro, B. F. C., & Camelo, C. B. R. S. C. R. (2025). Desafios e estratégias de mapeamento de coleções de ensino e pesquisa na UFMG. Museologia E Patrimônio, 16(2), 310–323. https://doi.org/10.52192/1984-3917.2023v16n2p310-323

Edição

Seção

Relatos de Experiência/Experience Report