Do Museu Paulista às salas de aula:

a representação visual de bandeirantes na produção editorial didática brasileira

Autores

  • Thaís Chang Waldman Museu Paulista da USP

DOI:

https://doi.org/10.52192/1984-3917.2023v16n2p187-220

Resumo

Este texto é fruto de uma pesquisa vinculada ao Projeto Temático FAPESP Coletar, identificar, processar, difundir: O ciclo curatorial e a produção de conhecimento, realizada junto ao Programa de Pós-Doutorado do Museu Paulista, sob a supervisão do Prof. Dr. Paulo César Garcez Marins, a quem sou muito grata. O Temático teve como objetivo discutir o ciclo curatorial, desde a incorporação de acervo até sua difusão, a partir da proposição de estudos de casos. Seu ponto de partida foram as experiências curatoriais nos museus estatutários da USP — o Museu Paulista, o Museu de Arqueologia e Etnologia, o Museu de Arte Contemporânea e o Museu de Zoologia —, instituições ligadas a uma estrutura maior de formação e pesquisa, permitindo avançar no conhecimento científico transdisciplinar para que a atividade curatorial fosse reavaliada à luz da pesquisa acadêmica, recolocando em discussão a relação da sociedade com sua cultura material.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaís Chang Waldman, Museu Paulista da USP

Pesquisadora de pós-doutorado e curadora adjunta no Museu Paulista (MP/USP), junto ao Projeto Temático FAPESP Coletar, identificar, processar, difundir: o ciclo curatorial e a produção do conhecimento. Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), recebeu o Prêmio Melhor Tese em Humanidades pela Latin American Studies Association (LASA), e obteve título de mestre pela mesma instituição, com dissertação premiada pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS). É também especialista em Arte e Cultura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (IA/UNESP) e graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Atuou como pesquisadora residente na 4a edição do Programa de Editais de Residência em Pesquisa da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM/USP) e como professora nos cursos de pós-graduação lato sensu em Gestão Pública da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e de Sociologia da Rede São Paulo de Formação Docente (REDEFOR/USP). Integra a comissão editorial da Enciclopédia de Antropologia (PPGAS/USP). É líder do grupo de pesquisa/CNPq Coletivo ASA - Artes, Saberes e Antropologia (FFLCH/USP) e membro dos grupos do CNPq MARES - Religião, Arte, Materialidade e Espaço Público (IFCH/UFRGS), e LLEHUT - Grupo de Estudos e Pesquisas Transdisciplinares em Literatura, Linguística, Ensino e Humanidades (CCANL/UEMASUL).

Downloads

Publicado

2025-03-02

Como Citar

Waldman, T. C. (2025). Do Museu Paulista às salas de aula:: a representação visual de bandeirantes na produção editorial didática brasileira. Museologia E Patrimônio, 16(2), 189–200. https://doi.org/10.52192/1984-3917.2023v16n2p187-220

Edição

Seção

Dossiê