Mais que um corredor

uma possibilidade de divulgação para acervos universitários de história natural

Autores

  • Jéssica Tarine Moitinho de Lima Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.52192/1984-3917.2023v16n2p144-167

Resumo

Expor uma coleção museológica ligada ao patrimônio natural, em instituições de ensino ou subordinadas a ela, como a universidade, pode exigir criatividade e inovação. Este artigo tem como objetivo explorar a exposição de coleções em corredores como uma forma eficaz de superar a falta de espaço em instituições acadêmicas e promover a comunicação museológica. Por meio de estudos de casos e análises de boas práticas, serão discutidas as possibilidades e benefícios dessa abordagem, considerando a natureza didática inerente às coleções presentes em universidades. Ao fazê-lo, busca-se fornecer percepções valiosas para profissionais do campo museal e incentivar o uso criativo e estratégico dos corredores como espaços de comunicação museológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Tarine Moitinho de Lima, Universidade Federal do Pará

Profa. Doutora no Curso de Museologia da Universidade Federal do Pará (UFPA). É doutora em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Preservação de Acervo Científico pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins e Bacharel em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Integra o Laboratório de Pesquisa em Reservas Técnicas na UFPA. Desenvolve pesquisas sobre Museus, Acervos e Patrimônios, com foco em práticas de gestão, preservação, documentação e comunicação museológica.

Downloads

Publicado

2025-03-02

Como Citar

Lima, J. T. M. de. (2025). Mais que um corredor: uma possibilidade de divulgação para acervos universitários de história natural. Museologia E Patrimônio, 16(2), 144–167. https://doi.org/10.52192/1984-3917.2023v16n2p144-167

Edição

Seção

Dossiê