Conhecer a pátria é um dever:
os museus como dispositivos de divulgação dos Cs. Natureza em Parques Nacionais (meados do século 20)
DOI:
https://doi.org/10.52192/1984-3917.2023v16n2p102-129Resumo
A atual Administração de Parques Nacionais, criada em 1934, incluiu em seu organograma diversas instituições, entre museus e publicações, para a difusão do conhecimento nas áreas protegidas sob sua jurisdição. O lema dos Parques Nacionais “Conhecer a Pátria é um Dever” acompanhou um variado conjunto de materiais publicados com o objetivo de promover o turismo e tornar estes espaços atrativos para os visitantes. Esses dispositivos combinaram rapidamente a referida promoção turística com a divulgação científica. A partir de perspectivas renovadas que permitam pensar esse objeto de estudo e as estratégias que foram mobilizadas para fazer e comunicar ciência, entendendo o Estado como produtor de conhecimento para além das academias e como educador para além das escolas, este texto pretende analisar o patrimônio educacional das ciências naturais dentro dos Parques Nacionais em meados do século XX, por meio de diversos dispositivos em seus museus.
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