Breve História do Museu Pedagógico Nacional

Pedagogium, Rio de Janeiro (1890-1919)

Autores

  • Camila Marchi Puc - SP

DOI:

https://doi.org/10.52192/1984-3917.2023v16n2p40-71

Resumo

O Museu Pedagógico Nacional – Pedagogium foi fundado em 1890 e organizado pelo Decreto nº 981, o qual previa a reforma das instruções primária e secundária. Era função da instituição oferecer ao público e aos professores, principalmente, os meios de instrução profissional, a exposição dos melhores métodos e do material de ensino mais aperfeiçoado, inclusive, oferecendo formação de diferentes tipos. Para tanto, era essencial que a instituição cumprisse algumas exigências: manter a exposição permanente de um museu pedagógico; oferecer cursos científicos; expor e montar gabinetes e laboratórios de Ciências Físicas e História Natural; organizar exposições escolares anuais; dirigir uma escola primária modelo; oferecer uma classe para trabalhos manuais; organizar coleções e modelos para o ensino concreto nas escolas públicas e publicar uma revista pedagógica. Este artigo tem como objetivo apresentar uma breve história do Museu Pedagógico Nacional – Pedagogium, que funcionou entre 1890-1919 e a documentação utilizada para isso concentra o periódico oficial do Museu, a Revista Pedagógica (1890-1896) e publicações de notícias relacionadas aos anos de funcionamento da instituição publicadas nos jornais: O paíz, Gazeta de Notícias, Jornal do Comércio e Jornal do Brasil. Toda a documentação está disponível no acervo digital da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.

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Biografia do Autor

Camila Marchi, Puc - SP


Doutora pelo programa Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2021). Mestre em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015). Especialização em História, Sociedade e Cultura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013). Possui graduação em História pela Universidade Camilo Castelo Branco (2010). Integrante do programa de pesquisa "A história da escola por seus objetos: etno-história da escola brasileira - séculos XIX e XX". Participa do Núcleo de Estudos Escola e seus Objetos (NEO). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação. Interesse de pesquisa: história da educação, educação dos sentidos, ensino de ciências, patrimônio cultural escolar, prática de ensino, cultura material escolar, museus escolares, museus pedagógicos.

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Publicado

2025-03-02

Como Citar

Marchi, C. (2025). Breve História do Museu Pedagógico Nacional: Pedagogium, Rio de Janeiro (1890-1919). Museologia E Patrimônio, 16(2), 40–71. https://doi.org/10.52192/1984-3917.2023v16n2p40-71

Edição

Seção

Dossiê