Breve biografía cultural del patrimonio científico-educativo

a fase mercantil

Autores

  • Wiara Rosa Rios Alcântara UNIFESP
  • Raquel Santos Palma Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.52192/1984-3917.2023v16n2p16-39

Resumo

O objetivo deste trabalho é abordar, a partir da perspectiva teórico-metodológica de biografia cultural das coisas de Kopytoff (1986), a fase mercantil de dois objetos científico-educativos que, adquiridos como recurso didático-pedagógico, fizeram ou fazem parte do patrimônio de instituições de ensino paulistas. Os dois objetos destacados, o aparelho de Bohnenberger e o aparelho de Odstrcil foram fabricados, respectivamente, por Paul Rousseau & Cie. e Max Kohl. Os objetos foram localizados, inicialmente, a partir de cartas, ofícios e inventários de bens da Escola Normal de São Paulo e do Colégio Marista Glória. A discussão está organizada em duas partes. Na primeira, empreende-se uma breve análise do aparelho de Bohnenberger, seguida de exposição sobre as instituições de ensino brasileiras que comercializaram com a Maison Paul Rousseau & Cie. Na segunda, o exame detém-se no aparelho de Odstrcil, com posterior observações sobre as instituições de ensino brasileiras que comercializaram com a Max Kohl. Como resultado, este artigo contribui para um maior conhecimento de objetos científico-educativo específicos que fizeram parte dos recursos didáticos empregados para o ensino de ciências naturais em instituições de ensino brasileiras, dando ênfase, todavia, não a fase pedagógica ou de patrimônio, mas a fase mercantil destes objetos. Isso para evidenciar distintas posições sociais que as coisas ocupam nas trajetórias de vida, nas histórias institucionais e sociais.

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Biografia do Autor

Wiara Rosa Rios Alcântara, UNIFESP

 graduada em Pedagogia, mestre e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, tendo sido bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), tanto no mestrado quanto no doutorado. Pós-doutorado na Universidade de São Paulo. Tem experiência como professora titular de Ensino Fundamental I na Prefeitura Municipal de São Paulo. Atualmente, é professora da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP/Diadema. Membro do International Scientific Board of the series «Thesaurus Scholae. Fonti e studi sul patrimonio storico-educativo»(Itália, 2019 ...). Membro suplente (representação da região sudeste) da diretoria da Sociedade Brasileira de História da Educação (2022-20224). Atua principalmente nos seguintes temas: História Econômica da Escola; Cultura Material Escolar; Cultura Escolar; Formação de professores; Memória e profissão docente; Legislação escolar; História da Administração escolar. Membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação (NIEPHE-USP) e do Grupo de Pesquisa em História da Educação em Ciências/UNIFESP-Diadema. Membro-fundadora da REDiHEC (Red Iberoamericana de Historia de la Educación en Ciencias).

Raquel Santos Palma, Universidade de São Paulo

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade de São Paulo. Mestra em Ensino de Ciências e Matemática (2020) pela Universidade Federal de São Paulo e Graduada em Ciências-Licenciatura em Química em (2016), pela mesma instituição. Experiência na Educação Básica II (atua nos Anos Finais do Ensino Fundamental/Ensino de matemática e Ensino Médio/Ensino de química. Tem como interesse os seguintes temas: Ensino de química e matemática; Formação de professores; Cultura material escolar e Conservação do patrimônio educativo. Membro do Grupo de Pesquisa em História da Educação em Ciências/UNIFESP-Diadema

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Publicado

2025-03-02

Como Citar

Alcântara, W. R. R., & Palma, R. S. (2025). Breve biografía cultural del patrimonio científico-educativo: a fase mercantil. Museologia E Patrimônio, 16(2), 16–39. https://doi.org/10.52192/1984-3917.2023v16n2p16-39

Edição

Seção

Dossiê