Públicos das visitas agendadas ao Museu de História Natural e Jardim Botânico da Universidade Federal de Minas Gerais

contribuições dos registros para a gestão de museus

Autores

  • Nilzilene Imaculada Lucindo
  • Edilene de Assis Simões e Avelar
  • Luidy Siqueira Santos
  • Rayssa Soares Nunes
  • Adriana Mortara Almeida

DOI:

https://doi.org/10.52192/1984-3917.2024v17n1p239-255%20

Resumo

O texto apresenta uma análise dos registros do agendamento de visitas de grupos ao Museu de História Natural e Jardim Botânico da Universidade Federal de Minas Gerais nos anos de 2018 e 2019. Como fonte de pesquisa foram utilizados os registros da seção de agendamento do Setor Educativo. A partir da análise empreendida foi possível evidenciar o perfil desses grupos, roteiros educativos solicitados e objetivos de visita. Os dados levantados foram categorizados, organizados, tratados e interpretados. Os resultados indicaram que 86,8% das instituições que solicitaram a visita a realizaram. A procura maior pelo Museu de História Natural e Jardim Botânico é pelo público escolar, 86,1%, com destaque para as instituições de ensino público e para os alunos que estão matriculados nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A maioria do público de grupos agendados é oriunda da Região Metropolitana de Belo Horizonte e o roteiro educativo mais solicitado foi o Circuito História Natural. No âmbito das instituições não escolares, o segmento da iniciativa privada foi o que mais compareceu. As visitas do público escolar estão concentradas de terças às sextas-feiras. Os dados apurados são úteis para a gestão do Museu de História Natural e Jardim Botânico da Universidade de Minas Gerais, uma vez que possibilitam rever processos de registro e evidenciar possíveis demandas para propor ações destinadas a esses visitantes, após conhecer suas motivações e expectativas quando realizam o agendamento.

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Biografia do Autor

Edilene de Assis Simões e Avelar

Licenciada em Letras. Servidora do Setor Educativo do MHNJB-UFMG.

Luidy Siqueira Santos

Graduado em História na UFMG. Foi bolsista do Setor Educativo do MHNJB-UFMG entre 2020 e 2022.

Rayssa Soares Nunes

Graduanda em Ciências Biológicas na UFMG. É bolsista do Setor Educativo do MHNJB-UFMG desde 2021.

Adriana Mortara Almeida

Historiadora, mestre em Ciências da Comunicação, doutora em Ciência da Informação e Documentação e professora adjunta da Escola de Ciência da Informação da UFMG.

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Publicado

2024-11-20

Como Citar

Imaculada Lucindo , N., de Assis Simões e Avelar, E., Siqueira Santos, L., Soares Nunes , R., & Mortara Almeida, A. (2024). Públicos das visitas agendadas ao Museu de História Natural e Jardim Botânico da Universidade Federal de Minas Gerais: contribuições dos registros para a gestão de museus. Museologia E Patrimônio, 17(1), 239–255. https://doi.org/10.52192/1984-3917.2024v17n1p239-255

Edição

Seção

Relatos de Experiência/Experience Report