Considerações acerca da Educação Patrimonial em publicações indexadas na BRAPCI
DOI:
https://doi.org/10.52192/1984-3917.2024v17n1p197-218%20Resumo
Mapeou-se a produção de artigos científicos e eventos sobre Educação Patrimonial indexados na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação. Buscou-se identificar o estágio de desenvolvimento da produção acadêmica; investigar quem são os pesquisadores, quais são os canais de comunicação científica preferenciais e as áreas de aproximação do tema com o universo da Ciência da Informação. A pesquisa é de natureza quanti-qualitativa e exploratória, com a utilização da metodologia dos estudos métricos da informação a partir de análises dos textos, contemplando todo o período de cobertura da base de 1972 a 2022. O corpus da pesquisa compõe-se por 32 publicações. Como resultado geral, constata que a Arquivologia e a Biblioteconomia são as disciplinas que mais se relacionam respectivamente com a temática. Conclui-se que a produção científica acerca da Educação Patrimonial na Ciência da Informação ainda é embrionária, demandando discussões, estudos e reflexões se comparado às potencialidades das áreas envolvidas. Destaca-se as limitações do estudo bem como as possibilidades de futuras investigações.
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