Uma ponte para a memória

experiências do público frente ao patrimônio do Museu de Arte Sacra Escritor Maximiano Cruz

Autores

  • Eva Castro
  • Luciana Costa

DOI:

https://doi.org/10.52192/1984-3917.2024v17n1p174-196%20

Resumo

Este artigo toma como objetivo analisar o público do Museu de Arte Sacra Escritor Maximiano Campos – situado em Goiana, Pernambuco - face à sua experiência com o patrimônio sacro, adotando como temática central o estudo de público em museus. A metodologia empregada configura a pesquisa como bibliográfica e descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa. Utiliza questionário como instrumento de coleta de dados, aplicado ao recorte de público estabelecido configurados nos estudantes dos cursos de cultura ofertados pela unidade do Serviço Social do Comércio em Goiana. Analisa os dados obtidos por meio de agrupamento temáticos, interpretando a partir do cruzamento com a literatura científica. Constata que a experiência do público frente o patrimônio sacro do Museu de Arte Sacra Escritor Maximiano Campos não é homogênea. Conclui que as experiências que partem de um público diverso e plural contribuem para reflexões acerca do patrimônio sacro pertencente ao Museu de Arte Sacra Escritor Maximiano Campos, reafirmado a importância dos estudos de públicos em museus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eva Castro

Mestra em Artes Visuais pelo Programa Associado de Pós-Graduação da UFPB e UFPE. Especialista em História do Brasil e Licenciada em História pela Faculdade de Formação de Professores de Goiana. Tecnóloga em Design de Interiores pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. É integrante da Rede de Pesquisa e (In)Formação em Museologia, Memória e Patrimônio (REDMus).Interesse nos seguintes temas: História, ênfase em História do Brasil, História local, museologia. Atuação principalmente nos seguintes temas: museus de arte sacra, museologia, patrimônio histórico e cultural, memória e narrativa.

Luciana Costa

UFPB

Downloads

Publicado

2024-11-20

Como Citar

Castro , E., & Costa, L. (2024). Uma ponte para a memória: experiências do público frente ao patrimônio do Museu de Arte Sacra Escritor Maximiano Cruz. Museologia E Patrimônio, 17(1), 174–196. https://doi.org/10.52192/1984-3917.2024v17n1p174-196

Edição

Seção

Artigos/Articles