Protagonismo comunitário a partor do inventário participativo de Galóplis ( Rio Grande do Sul -Brasil)

gestão de um patrimônio industrial

Autores

  • Geovana Erlo
  • Ana Carolina Gelmini de Faria

DOI:

https://doi.org/10.52192/1984-3917.2024v17n1p88-114%20

Resumo

O artigo analisa a participação da comunidade do bairro Galópolis, localizado na zona sul da cidade de Caxias do Sul (Rio Grande do Sul/Brasil), através dos processos de musealização do território, estimulando seu compromisso com a gestão do patrimônio elencado por meio de estratégias que potencializam o seu protagonismo. Recorte da pesquisa de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGMusPa/UFRGS), ancora-se em metodologias da arqueologia industrial e da pesquisa-ação para a compreensão da dinâmica museal, articulando a história oral, a análise documental, iconológica e de conteúdo com a realização de um inventário participativo para alcançar uma perspectiva museal integradora que fomente a autogestão de uma comunidade enquadrada por uma dinâmica industrial paternalista. Baseando-se nos princípios da Museologia Social, pretende-se, através desta pesquisa, proporcionar um processo contínuo de reflexão acerca da história local, dos discursos museológicos e da necessidade de se estimular o protagonismo comunitário acerca das demandas locais de forma empírica e emancipadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geovana Erlo

Licenciada em História (UCS) e mestra em Museologia e Patrimônio (PPGMusPa/UFRGS). Docente da rede básica de educação da Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul (SEDUC/RS), coordenadora-geral do Ponto de Memória Inventário Participativo de Galópolis e mediadora cultural do Museu de Território de Galópolis. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Direito do Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Ouro Preto (NEPAC/UFOP). Membro do Comitê Brasileiro para Conservação do Patrimônio Industrial (TICCIH-Brasil), do Conselho de Patrimônio Histórico e Cultural de Caxias do Sul (COMPAHC) e conselheira fiscal da Associação dos Amigos da Memória e do Patrimônio Cultural de Caxias do Sul (MOUSAI). Contato eletrônico: geovanaerlo@gmail.com  

Ana Carolina Gelmini de Faria

Museóloga formada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), com especialização em Psicopedagogia Institucional e Educação Especial pela Universidade Veiga de Almeida (UVA). Mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Experiência na área museológica atuando principalmente nos seguintes temas: Museologia, Educação em museus, História dos museus, Teoria museológica e Pesquisa museológica. Atualmente é professora adjunta do Curso de Bacharelado em Museologia do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DCI/ FABICO/ UFRGS) e professora do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da mesma Universidade (PPGMUSPA/UFRGS). Membro dos grupos de pesquisa do CNPq Escritas da história em museus: objetos, narrativas e temporalidades, e do GEMMUS - Grupo de Estudos em Memória, Museus e Patrimônio, no qual atualmente é vice-líder.

Museologist graduated from the Federal University of the State of Rio de Janeiro (UNIRIO), with specialization in Institutional Psychopedagogy and Special Education from the Veiga de Almeida University (UVA). Master and PhD in Education from the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). Experience in the museological area working mainly on the following themes: Museology, Education in museums, History of museums, Museum theory and Museum research. She is currently an adjunct professor of the Bachelor's Degree in Museology at the Department of Information Sciences at the Federal University of Rio Grande do Sul (DCI / FABICO / UFRGS) and professor of the Graduate Program in Museology and Heritage at the same University (PPGMUSPA / UFRGS ). Member of the research groups of CNPq Escritas da História in museums: objects, narratives and temporalities, and of GEMMUS - Study Group on Memory, Museums and Heritage, in which he is currently vice-leader.

Downloads

Publicado

2024-11-20

Como Citar

Erlo , G., & Carolina Gelmini de Faria, A. (2024). Protagonismo comunitário a partor do inventário participativo de Galóplis ( Rio Grande do Sul -Brasil): gestão de um patrimônio industrial. Museologia E Patrimônio, 17(1), 88–114. https://doi.org/10.52192/1984-3917.2024v17n1p88-114

Edição

Seção

Artigos/Articles