Dos Gabinetes de Ensino a Museu
a trajetória da coleção de mineralogia da Escola de Minas de Ouro Preto
DOI:
https://doi.org/10.52192/1984-3917.2024v17n1p38-57%20Resumo
O texto que se apresenta é resultado da pesquisa de doutorado do autor, que trouxe um recorte sobre a formação da coleção de mineralogia da antiga Escola de Minas de Ouro Preto, atual Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto. Tal análise tem como objetivo mapear a trajetória da coleção, desde a sua entrada até amusealização das amostras. Como percurso metodológico, a pesquisa exploratória levantou informações em repositórios online e nos arquivos da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto e do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da UFOP. Este estudo buscou responder como o conjunto de minerais presente no Gabinete de Mineralogia contribuiu para a formação de engenheiros de minas no século XIX e início do século XX. Os resultados mostram um trânsito de coleções oriundas de outras instituições nacionais e estrangeiras e seu uso didático, mesmo após a sua musealização, em 1930.Downloads
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Publicado
2024-11-20
Como Citar
Augusto Ribeiro Jotta , C. (2024). Dos Gabinetes de Ensino a Museu: a trajetória da coleção de mineralogia da Escola de Minas de Ouro Preto. Museologia E Patrimônio, 17(1), 38–57. https://doi.org/10.52192/1984-3917.2024v17n1p38-57
Edição
Seção
Artigos/Articles
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