Dos Gabinetes de Ensino a Museu

a trajetória da coleção de mineralogia da Escola de Minas de Ouro Preto

Autores

  • Carlos Augusto Ribeiro Jotta

DOI:

https://doi.org/10.52192/1984-3917.2024v17n1p38-57%20

Resumo

O texto que se apresenta é resultado da pesquisa de doutorado do autor, que trouxe um recorte sobre a formação da coleção de mineralogia da antiga Escola de Minas de Ouro Preto, atual Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto. Tal análise tem como objetivo mapear a trajetória da coleção, desde a sua entrada até amusealização das amostras. Como percurso metodológico, a pesquisa exploratória levantou informações em repositórios online e nos arquivos da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto e do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da UFOP. Este estudo buscou responder como o conjunto de minerais presente no Gabinete de Mineralogia contribuiu para a formação de engenheiros de minas no século XIX e início do século XX. Os resultados mostram um trânsito de coleções oriundas de outras instituições nacionais e estrangeiras e seu uso didático, mesmo após a sua musealização, em 1930.

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Biografia do Autor

Carlos Augusto Ribeiro Jotta

Doutor em História da Ciência, Mestre em Ciência da Informação, ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduado em Museologia pela Universidade Federal de Ouro Preto. Professor Adjunto I da Universidade Federal de Goiás, lotado na Faculdade de Ciências Sociais no curso de Museologia.

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Publicado

2024-11-20

Como Citar

Augusto Ribeiro Jotta , C. (2024). Dos Gabinetes de Ensino a Museu: a trajetória da coleção de mineralogia da Escola de Minas de Ouro Preto. Museologia E Patrimônio, 17(1), 38–57. https://doi.org/10.52192/1984-3917.2024v17n1p38-57

Edição

Seção

Artigos/Articles