Caminhos da Museologia na Pós-Graduação: o caso do PPG-PMUS

Autores

  • Luciana Menezes de Carvalho

Palavras-chave:

Museologia, Campo científico, Capitais científicos, Interdisciplinaridade, PPG-PMUS.

Resumo

O presente artigo visa apresentar os caminhos da Museologia na pós-graduação no Brasil, com o objetivo de consolidar-se no campo científico, a partir de uma investigação de caráter exploratório e descritivo, e que teve como suporte metodológico as seguintes abordagens: pesquisa e revisão bibliográfica e documental; e análise de conteúdo do material pesquisado. Para tal, apresentamos como as duas formas de capital científico podem ser referências de análise para o processo da Pós-Graduação no Brasil, em especial no nosso estudo de caso: a Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio, no Rio de Janeiro; e tentamos, ainda, analisar o fenômeno da interdisciplinaridade que perpassa todo esse processo. As considerações finais reforçam que, mesmo não tendo uma autonomia comparada a outras áreas, a Museologia lutou e jogou as regras do campo científico quando seus atores reivindicaram para si um objeto de estudo, e isso não ocorreu em qualquer lugar: isso ocorreu exatamente na esfera dos campos científico e universitário, quando se estabeleceu cursos de Museologia; e realizou inúmeros esforços para consolidar-se como disciplina científica por meio da produção e disseminação de conhecimentos específicos, e de ocupar lugar no espaço de maior prestígio de conhecimento acadêmico: a pós-graduação.

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Publicado

2024-10-13

Como Citar

de Carvalho, L. M. (2024). Caminhos da Museologia na Pós-Graduação: o caso do PPG-PMUS. Museologia E Patrimônio, 14(2), 113–140. Recuperado de http://novarevista.mast.br/index.php/ppgpmus/article/view/880

Edição

Seção

Artigos/Articles