A patrimonialização do futebol no Instagram: análise dos perfis de clubes de futebol no Brasil durante a pandemia

Autores

  • Luis Henrique Rolim
  • Carlos Roberto Gaspar Teixeira

Palavras-chave:

Patrimônio Digital, Futebol, Instagram, Memória, Identidade.

Resumo

No ano de 2020, a pandemia gerada pelo COVID-19 paralisou competições esportivas e torcedores ficaram sem o seu principal momento de expressão do sentimento de pertencimento aos clubes: o jogo de futebol (DAMO, 2008). O resultado do isolamento refletiu no aumento de novos inscritos nas redes sociais. Diante desse cenário, esse artigo visa analisar o processo de patrimonialização do futebol através de postagens de cunho histórico (#TBT ou Throwback Thursday) nos perfis oficiais dos cinco clubes de futebol brasileiro com maior número de seguidores na rede social Instagram. Esse estudo exploratório parte da noção de patrimônio como categoria de pensamento (GONÇALVES, 2003) e que o patrimônio pode surgir na “virtualidade” (DODEBEI, 2006). A coleta foi realizada utilizando um software de raspagem de dados na internet e, devido aos critérios de recorte, um total de 49 publicações foram submetidas a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2006). A análise das postagens revela que o processo de patrimonialização do futebol se dá através de três narrativas: de identificação, de idolatria e de conquistas. Essas narrativas contribuem para a preservação das tradições e memória coletiva da torcida-clube, revelam uma disputa simbólica de representatividade, de afirmação social da comunidade de sentimento (torcida) e, também, de poder no campo digital através da memória (passado histórico). A produção de conteúdo online voltada à preservação e comunicação da memória do clube é relegada a um segundo plano ou não compreendida como uma forma de expressão da identidade do clube. Assim, pode-se concluir que os clubes “constroem” sua identidade digital em torno do cotidiano da equipe profissional (time) e as ações em torno da atividade esportiva (jogo e competição). A “torcida” e a “memória” são elementos associados ao “time” (e jogadores), que apesar do seu caráter transitório, é “preservado” e se torna um aspecto permanente do patrimônio digital dos clubes.

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Publicado

2024-10-13

Como Citar

Rolim, L. H., & Teixeira, C. R. G. (2024). A patrimonialização do futebol no Instagram: análise dos perfis de clubes de futebol no Brasil durante a pandemia. Museologia E Patrimônio, 14(1), 36–63. Recuperado de http://novarevista.mast.br/index.php/ppgpmus/article/view/865

Edição

Seção

Dossiê