Propostas pedagógicas contra-hegemônicas no Memorial Minas Gerais Vale: estratégias educativas na democratização do conhecimento

Autores

  • Pamela Emilse Naumann Gorga
  • Smally Gonçalves Rodrigues

Palavras-chave:

Museu. Educação não formal. Discurso contra-hegemônico. Mediação. Educação museal.

Resumo

O presente relato de experiência busca explorar propostas contra-hegemônicas que podem ser tecidas no espaço museal na democratização do conhecimento histórico, assim como, na concepção de público-alvo que visita esses espaços. Nesse sentido, tomou-se como recorte, e caso de estudo, o Memorial Minas Gerais Vale (Belo Horizonte, MG), onde analisamos sua expografia e o trabalho que, a partir dela, é desenvolvido pela Equipe do Educativo. Dessa maneira, procurar-se-á desvendar a forma com que as propostas pedagógicas construídas por dita Equipe, isto é, os “Percursos” ou “Eixos temáticos”, são uma ferramenta de mediação que tensiona o espaço e o discurso nele plasmado, assim como também uma possibilidade de incorporar outras vozes na busca pela construção de um conhecimento plural e participativo.

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Publicado

2020-08-18

Como Citar

Naumann Gorga, P. E., & Rodrigues, S. G. (2020). Propostas pedagógicas contra-hegemônicas no Memorial Minas Gerais Vale: estratégias educativas na democratização do conhecimento. Museologia E Patrimônio, 13(2), 232–253. Recuperado de http://novarevista.mast.br/index.php/ppgpmus/article/view/803

Edição

Seção

Relatos de Experiência/Experience Report