O modelo de gestão das organizações sociais: o caso do Museu de Arte do Rio de Janeiro (MAR)

Autores

  • Ana Ramos Rodrigues
  • Paola Carmen Valenzuela Cánepa

Palavras-chave:

Gestão em Museus. Organização Social. Museu de Arte do Rio

Resumo

As organizações culturais públicas vêm sofrendo modificações em sua gestão nas últimas décadas. Essas mudanças apontam o aumento do Terceiro Setor e os modelos de gestão impostos por este na área cultural. Nesse contexto, este artigo analisa o modelo de gestão do Museu de Arte do Rio (MAR), museu público administrado pela Organização Social Instituto Odeon localizado no Rio de Janeiro. A criação do MAR apresenta evidências de um modelo de gestão criado como proposta de um museu-marca por estar dentro de uma rota turística e mercadológica. A metodologia aplicada consistiu em um estudo de caso realizado por meio de uma pesquisa documental e bibliográfica. Como resultado, o MAR apresentou estar em consonância com seu modelo de gestão público-privado que investe na qualidade de sua marca.

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Publicado

2019-03-06

Como Citar

Rodrigues, A. R., & Valenzuela Cánepa, P. C. (2019). O modelo de gestão das organizações sociais: o caso do Museu de Arte do Rio de Janeiro (MAR). Museologia E Patrimônio, 12(1), 70–89. Recuperado de http://novarevista.mast.br/index.php/ppgpmus/article/view/748

Edição

Seção

Artigos/Articles