Tecnologia social das mobilizações: identidade e participação na gestão de iniciativas museológicas comunitárias

Autores

  • Hilda Bárbara Maia Cezário
  • Eduardo Davel
  • Lorena Sancho Querol

Palavras-chave:

gestão de museus comunitários, identidade territorial, participação, museologia Social, tecnologia social

Resumo

O objetivo deste artigo é propor novas estratégias de gestão para iniciativas museológicas comunitárias. Consideramos a participação e a identidade territorial como forças essenciais desse tipo de iniciativas, permitindo o desenvolvimento de processos de gestão mais dinâmicos e territorializados. O resultado da pesquisa é a ‘Tecnologia Social das Mobilizações’ (TMob), composta por quatro mobilizações estratégicas e integradas de forma orgânica (mobilização cultural, mobilização museológica técnica, organizacional e interorganizacional). Fruto de pesquisa qualitativa, análise documental e experiências de museus dentro e fora do Brasil, a TMob busca ser útil para líderes comunitários, empreendedores socioculturais, gestores do setor público, promovendo a proliferação e o florescimento de museus que desencadeiem novos padrões de desenvolvimento e sociedades mais equitativas.

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Publicado

2017-03-30

Como Citar

Cezário, H. B. M., Davel, E., & Sancho Querol, L. (2017). Tecnologia social das mobilizações: identidade e participação na gestão de iniciativas museológicas comunitárias. Museologia E Patrimônio, 10(2), 261–282. Recuperado de http://novarevista.mast.br/index.php/ppgpmus/article/view/593

Edição

Seção

Relatos de Experiência/Experience Report