Museus, Desenvolvimento e Emancipação: O Paradoxo do Discurso Emancipatório e Desenvolvimentista na (Nova) Museologia.
Resumo
A identidade contemporânea dos Museus está fundada sob um imperativo que o associa a propósitos desenvolvimentistas e emancipatórios. Movimentos renovadores e novos conceitos em meio à museologia, que se propõem a fortalecer uma relação democrática dos Museus para com a Sociedade, se mostram homogêneos em afirmar a necessidade dos museus se aproximarem das comunidades a fim de construírem uma relação de desenvolvimento local sob o protagonismo dos seus agentes. Contudo, embora se apresentem enquanto filiados a referências avessas à lógica do Capital, como é o caso do que se faz em relação à Pedagogia libertadora de Paulo Freire, e se utilizem de um léxico progressista, tais movimentos e perspectivas – aqui discutidas por meio do exemplo da Nova Museologia – organizam suas práticas a partir de estratégias conservadoras e despolitizantes. A forma como estes significam os insumos do processo de transformação social construído a partir dos Museus, será discutido de forma a apresentar as contradições que envolvem o seu propósito emancipador e a relação íntima que possuem com o projeto neoliberal. Desta condição é que advém o fato de percebermos uma relação paradoxal no discurso emancipatório produzido a partir da museologia. Por fim, a constatação de sua inconsistência enquanto alternativa para o ativismo de grupos subalternos é que inspirará a reflexão acerca dos caminhos a serem percorridos na construção de uma nova institucionalidade, a qual deverá dissolver tal paradoxo e viabilizar uma alternativa consistente em que estejam relacionados museus e emancipação.Downloads
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Publicado
2015-02-20
Como Citar
Lima, G. G. F. de. (2015). Museus, Desenvolvimento e Emancipação: O Paradoxo do Discurso Emancipatório e Desenvolvimentista na (Nova) Museologia. Museologia E Patrimônio, 7(2), 85–106. Recuperado de http://novarevista.mast.br/index.php/ppgpmus/article/view/330
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Artigos/Articles
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