Um Modelo de Avaliação de Redes Sociais em Museus. Estudo de Caso: Museu d’Art Contemporani de Barcelona
Resumo
O estudo que aqui se apresenta, teve como principal objetivo investigar de que forma eram utilizadas as redes sociais pelo Museu d’Art Contemporani de Barcelona (MACBA) para comunicar com as suas comunidades online. Pretendeu-se: (a) apurar os contextos e propósitos da construção do espaço Comunidades, concebido aquando a renovação do website do MACBA em 2012 e onde se concentravam todos os seus perfis sociais; (b) conhecer a estratégia desenhada por esta instituição para se aproximar das suas comunidades e fomentar a sua participação ativa. Foram quantificados os conteúdos de seis perfis sociais e realizada uma entrevista ao Departamento da Web e Publicações Digitais do MACBA, no sentido de se perceber se estes novos meios de comunicação e de informação estavam a ser utilizados como espaços de conversação e de partilha, tanto de conteúdos como de experiências. Os resultados das avaliações quantitativa e qualitativa permitiram compreender que os contextos e propósitos da construção do espaço Comunidades estiveram relacionados com o desejo e com a necessidade do MACBA em promover e difundir a sua coleção contemporânea, as exposições, as atividades e os eventos que desenvolvia, nos mais diferenciados suportes, e não, propriamente, com uma intenção de estimular a participação pública ou o intercâmbio de narrativas e significados com as suas comunidades online.Downloads
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Publicado
2015-02-20
Como Citar
Senra, S. de M. (2015). Um Modelo de Avaliação de Redes Sociais em Museus. Estudo de Caso: Museu d’Art Contemporani de Barcelona. Museologia E Patrimônio, 7(2), 154–168. Recuperado de http://novarevista.mast.br/index.php/ppgpmus/article/view/313
Edição
Seção
Relatos de Experiência/Experience Report
Licença
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