O visitante do século XXI: uma pesquisa de público do MNBA
Resumo
Tendo como objeto de estudo o Museu Nacional de Belas Artes - MNBA, um dos principais museus de arte do país, o artigo analisa a mais recente pesquisa realizada com frequentadores e não frequentadores da instituição, examinando seus resultados para propor estratégias de estímulos ao incremento da sua frequência, procurando possibilitar maior visibilidade ao seu precioso acervo, com foco na exposição permanente. O trabalho foi realizado em novembro e dezembro de 2009, tendo por horizonte a questão da ressonância do acervo ou da sua falta, com reflexos sobre a visitação da mostra permanente e de exposições temporárias da Instituição, entre outros aspectos. A pesquisa qualitativa desenvolvida estudou barreiras à frequência, com reflexos nos valores e emoções do imaginário coletivo. A enquete levantou ações – em parte adotadas, embora ainda sob avaliação - que podem contribuir para reforçar a ressonância da Instituição junto ao público. Conclui apresentando alguns de seus resultados.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-05-31
Como Citar
Junior, N. M., & Kuperman, P. de S. (2013). O visitante do século XXI: uma pesquisa de público do MNBA. Museologia E Patrimônio, 5(2), 103–132. Recuperado de http://novarevista.mast.br/index.php/ppgpmus/article/view/218
Edição
Seção
Artigos/Articles
Licença
Declaro que o trabalho de minha autoria enviado à revista Museologia e Patrimônio respeita a legislação vigente sobre direitos autorais, arcando com toda responsabilidade quanto ao descumprimento da referida lei.
E autorizo a publicação de meu trabalho, acatando as políticas e normas editoriais da revista Museologia e Patrimônio .